Vereadores reúnem donos de trailers de lanche na Prefeitura

Comerciantes querem prorrogar prazo para regularizar situação; novo encontro está marcado para próximo dia 14

Publicado em: 07 de dezembro de 2009

Os vereadores Lucas Machado (PSDB) e Dra. Lucília Donadelli (PV) reuniram proprietários de trailers de lanches para discutir com o Poder Executivo meios para a regularização deste comércio, já que o prazo dado pela Prefeitura para a saída das ruas termina em março do ano que vem.

Os comerciantes entendem a posição da Prefeitura, mas pedem prazo maior para a regularização do setor e por isso procuraram os dois vereadores para intermediar negociação com o Poder Executivo, que na reunião foi representado pelo vice-prefeito Dr. César Donadelli e pelo secretário de Governo, Adriano Rigoldi.

No último dia 3 de setembro a Prefeitura notificou cerca de 22 proprietários de trailers de lanches para saírem das ruas e praças públicas num prazo de seis meses.

Desde então, os comerciantes dizem não conseguir mais trabalhar sossegados e acreditam que um prazo maior seria ideal para que a categoria se organize. Além disso, eles também sugerem à Prefeitura montar uma equipe para analisar cada caso e buscar uma solução amena para todos.

“Entendemos a situação da Prefeitura perante a lei, mas não queremos ser prejudicados, pois também pagamos nossos impostos e só queremos trabalhar, pois esse é o nosso ganha pão”, disse o comerciante Hélvio Mangerona, proprietário do tradicional “Macarrão Lanches”.

A Prefeitura diz que não pode mais fechar os olhos para as reclamações dos vizinhos em razão dos barulhos e da falta de sanitários desses estabelecimentos, nem para a ocupação irregular dos espaços públicos para fins de exploração comercial. Sem contar a cobrança velada de comerciantes que consideram os trailers uma concorrência desleal.

“Por outro lado, esse comércio existe há décadas e a população não pode ficar sem uma opção de lazer a qual é está acostumada, sem contar que o fechamento de tais estabelecimentos prejudicaria a geração de emprego e renda no município”, pondera o vereador Lucas Machado, que ao lado da Dra. Lucília tenta buscar uma solução de equilíbrio para ambas as partes.

“Sabemos que a Prefeitura não tem nenhuma intenção de prejudicar esse comércio que é tão aceito pela nossa população e por isso estamos buscando uma solução junto com os comerciantes para encontrar a melhor forma de manter esse comércio sem afetá-lo e sem infringir a lei”, explica Dra. Lucília.

Dr. César e Adriano Rigoldi esclarecem que a Prefeitura não quer prejudicar os comerciantes, mas reforçam que é preciso regularizar a situação e por isso os espaços terão mesmo de ser desocupados. “A Prefeitura não pode sofrer pressões, cobranças e não fazer nada”, disse Rigoldi.

Embora a retirada desse tipo de comércio das praças públicas e ruas ser irreversível, os representantes da administração garantiram que buscarão uma solução que seja boa para ambas as partes.

O vice-prefeito disse que levará a sugestão de prorrogação do prazo ao prefeito Waldemir e adiantou que a Prefeitura não tomará providências até março, quando termina o prazo.

Uma das saídas propostas pela administração seria a terceirização de espaços para esses comerciantes em locais que ainda serão construídos na cidade, como, por exemplo, o Parque Ecológico, na baixada da avenida Tamoios e o Parque Linear da Juventude, na extensão da rua Estados Unidos.

Andréia Simões
Assessoria da Câmara Municipal