Deputado Federal Fausto Pinato atende pedido do vereador Tiago Matias para criar uma frente parlamentar Pró-Amendoim

Em busca de melhor atender a cadeia produtiva do amendoim, o vereador Tiago Matias sugeriu ao deputado federal Fausto Pinato (PP) que crie uma frente parlamentar pró-amendoim.

Publicado em: 07 de novembro de 2017

“Para atender as exigências da exportação de amendoim para alimentação humana e animal à União Europeia, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, por meio de sua Câmara Setorial de Amendoim e o Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), firmaram um protocolo de intenções para o controle de aflatoxinas. A medida visa desburocratizar o processo de exportação da leguminosa, padronizar a fiscalização das etapas de recepção e secagem do amendoim com casca durante o beneficiamento, blancheamento e armazenamento”, explica Fausto Pinato.

A aflatoxina é responsável pela contaminação dos grãos de milho, trigo e, principalmente, do amendoim e seus derivados. Os efeitos são cumulativos e podem provocar diversas doenças para o ser humano, além de prejudicar a avicultura, podendo matar as aves que ingerirem o grão de amendoim com esse componente químico.

Diante desse cenário, o Mapa intensificou o processo de fiscalização, tornando-o o processo mais demorado, além de aumentar o custo de armazenamento e produção.

O Estado de São Paulo representa 90% da produção brasileira de amendoim e concentra todo o mercado praticado internamente e externamente no País. De acordo com o Instituto de Economia Agrícola (IEA), o levantamento da previsão e estimativa da safra agrícola 2017/18 indica que a colheita de grãos deve somar 8,6 milhões de toneladas, o que corresponde a um acréscimo de 5% em relação ao ano agrícola anterior.

O vereador Tiago Matias ressalta que a leguminosa se torna vantajosa porque é mais fácil de ser plantada e colhida com máquinas, além de ter características específicas que beneficiam a futura produção de cana-de-açúcar, como a fixação de nitrogênio no solo e o controle das gramíneas, diminuindo o custo de adubação e herbicidas na plantação na cultura da cana de açúcar que tanto representa nossa região.

O trabalho de uma Frente Parlamentar são grupos formados por representantes do Poder Legislativo, que se juntam para fortalecer a causa que defendem. Além de ir atrás do que está sendo feito no Congresso sobre o tema com que trabalham, eles ainda tentam mostrar aos outros parlamentares a importância daquilo que defendem. Nas Frentes reúnem-se parlamentares de diversos partidos que, mesmo que tenham ideais políticos distintos, têm em comum o interesse por uma mesma causa.

Atualmente, no Congresso, existe em torno de 200 Frentes Parlamentares que se organizaram para tratar de questões como cultura, proteção dos direitos das crianças e dos adolescentes, o apoio ao idoso, os direitos dos animais e a educação.

Publicado por: Assessoria de Comunicação