Obras iniciais da macrodrenagem serão executadas em 12 meses

Publicado em: 20 de novembro de 2009

Na manhã de segunda (16), em solenidade realizada no plenário da Câmara Municipal, foi assinado o contrato pelo prefeito Waldemir Gonçalves com a Caixa Econômica Federal, que autoriza o primeiro repasse de verbas do programa de aceleração do crescimento (PAC) para a obra de macrodrenagem do braço esquerdo do córrego Afonso XIII, dentro do Programa Drenagem Urbana Sustentável do Ministério das Cidades.

Estiveram presentes o superintendente regional da Caixa Econômica, Geraldo Luiz Machado de Oliveira; o engenheiro coordenador do projeto, Renato Buronello, do Centro de Tecnologia (Cetec), vereadores de Tupã, e outras autoridades locais. O deputado federal Candido Vacarezza, que contribuiu para o repasse dos recursos, não pôde comparecer devido a compromissos políticos.

A solenidade foi iniciada com apresentação das obras iniciais do projeto de macrodrenagem. Os trabalhos serão financiados com recursos do orçamento Geral da União (OGU) e totalizarão R$ 11,2 milhões, incluída nesse valor a contrapartida da prefeitura de R$ 723 mil. O prazo de execução da obra será de 12 meses.

Segundo o engenheiro Renato Buronello está prevista ainda a execução de canalização e rede de drenagem de águas pluviais, incluindo a construção de “piscinões” de contenção que irão minimizar os efeitos negativos nos períodos chuvosos, evitando os alagamentos.

De acordo com o coordenador do projeto, nas regiões de alagamento estima-se que tenha apenas 20% das bocas de lobo necessárias para o escoamento de água, e um estudo sobre o projeto vem sido realizado desde o ano passado. A obra completa será divida em quatro etapas, resultando num investimento total de mais de R$ 60 milhões.

A primeira etapa faz parte do Plano de Ação Imediato (PAI), “concluída já minimizará consideravelmente os problemas causados pelas enxurradas”, disse Renato. No projeto também estão inclusos alguns reservatórios de microdrenagem, três reservatórios e mais de 300 bocas de lobo.

O superintendente regional da Caixa Econômica, Geraldo Luiz Machado de Oliveira, destacou que as obras representarão benefícios para cerca de 9 mil pessoas da região central. “Os recursos aplicados no município trarão muitos benefícios para a população ale de apresentar uma melhora considerável na qualidade de vida dos cidadãos que moram nas proximidades do córrego”, destacou o superintendente do banco.

O PAC já liberou para a região de abrangência da superintendência regional da Caixa em Presidente Prudente, à qual faz parte, investimentos de R$ 93, 9 milhões, que foram aplicadas em diversas obras de saneamento e habitação nos municípios de Presidente Prudente, Assis, Penápolis, Lucélia, Presidente Venceslau, Paraguaçu Paulista, Presidente Epitácio, Andradina, Birigui e Dracena.

O prefeito Waldemir Gonçalves Lopes ressaltou que a assinatura do contrato com a Caixa Federal marca o início de uma nova era para Tupã. Ele também comentou sobre os problemas causados pela chuva no início da noite de domingo e destacou que esse tipo de transtorno poderia ter sido evitado se as administrações anteriores tivessem tido a coragem de investir em infraestrutura.

Publicado por: Assessoria da Câmara