Dirigente de ensino se reúne com moradores de Universo

Intermediado pelo vereador Luis Carlos Sanches, encontro serviu para desmentir boatos sobre fechamento da escola estadual do distrito, Altino Martinez

Publicado em: 04 de novembro de 2009

Para esclarecer sobre boato de fechamento da escola estadual Altino Martinez, que na última semana deixou apreensivos os moradores do distrito de Universo, o vereador Luis Carlos Sanches (PTB) promoveu encontro entre diretoria da associação de moradores AMU e a dirigente regional de ensino de Tupã, Lucimeire Rodrigues Adorno, na manhã de quinta (29) na sede da entidade em Universo.

Acompanhada da supervisora de ensino Nair Leôncio Porfírio, a dirigente de ensino disse que o boato não procede e que jamais houve informação de que a escola seria fechada. “Não há fundamento nesses boatos. A escola Altino Martinez não será fechada no ano que vem”, afirmou.

Segundo Adorno, a escola Altino Martinez tem atualmente 80 alunos, sendo que em 2010, 32 estudantes estarão cursando a 3ª e 4ª séries, que são de responsabilidade do Estado. O restante estará matriculado na 1ª e 2ª séries do ensino fundamental, que já são de responsabilidade do município, através do sistema de rede própria.

Lucimeire revelou ainda à associação que a Diretoria de Ensino possui ata da proposta que a Secretaria de Estado da Educação fez à Prefeitura de Tupã em relação ao início de planejamento para o atendimento educacional para 2010.

De acordo com a dirigente de ensino, o Estado propôs ao município a municipalização da rede ou então assumir a educação por meio de rede própria, como já vai acontecer com as séries de 1ª e 2ª do ensino fundamental a partir de 2010. “Portanto, a decisão ficará nas mãos do prefeito Waldemir”, concluiu.

Ela também revelou que o prédio da escola Altino Martinez pertence ao município e não ao Estado, como os moradores imaginavam. Lucimeire disse ainda que todos os funcionários e professores da escola não são efetivos do Estado, mas contratados temporariamente, e que apenas um deles, da área operacional, é efetivo, mas que atualmente está lotado na escola Maestro Nelson de Castro.

Após o encontro com as representantes da Diretoria de Ensino, a diretoria da AMU, presidida por Laércio Marques da Silva, informou ao vereador Luis Carlos que reunirá os pais dos alunos da escola Altino Martinez para esclarecer sobre o assunto e solicitar que eles decidam o que será melhor para o distrito e a escola.

Ainda de acordo com a associação, dessa reunião com os pais será feita uma ata com a decisão do distrito que será entregue ao prefeito Waldemir para auxiliá-lo na sua decisão. Antes disso, a AMU vai requerer à Diretoria de Ensino cópia da ata da proposta do Estado ao município, para ser apresentada na reunião com os pais.

Em nome dos moradores de Universo, Laércio Marques agradeceu a dirigente e a supervisora de ensino pela atenção ao convite do distrito e pela educação com que ambas falaram sobre o assunto. “As educadoras foram bastante atenciosas e conseguiram esclarecer todas as dúvidas da associação”, disse.

Responsável por intermediar a reunião, Luis Carlos se colocou à disposição dos moradores para novamente interceder pelo distrito quando for apresentada a decisão de Universo sobre o futuro da escola Altino Martinez.

Andréia Simões
Assessoria da Câmara Municipal