Telma Tulim viaja a São Paulo para tentar viabilizar recursos

Vereadora também entregou no gabinete da esposa do vice-governador projeto do Centro de Referência da Mulher

Publicado em: 28 de outubro de 2009

Semana passada a vereadora Telma Tulim (PSDB) viajou a São Paulo para tenta viabilizar junto ao deputado estadual Rodolfo Costa e Silva recursos para a Casa do Garoto e AAPEHOSP. O parlamentar havia apresentado emenda ao orçamento do Estado destinando R$ 100 mil para cada uma das entidades.

Entretanto, em encontro anterior, Rodolfo informou à vereadora que não seria possível a liberação integral das emendas, mas garantiu a destinação de R$ 50 mil para cada entidade. “Voltei novamente ao gabinete do deputado Rodolfo e ele nos prometeu de que assim que o governo abrir os cofres, nossas emendas estarão garantidas. Se Deus quiser vamos conseguir receber esse recurso ainda neste ano”, observou a vereadora, ressaltando que o prédio da Casa do Garoto necessita de reforma para ampliação dos trabalhos.

Telma Tulim também aproveitou a viagem à capital paulista para entregar no gabinete da esposa do vice-governador Alberto Goldman, Deuzeni Goldman, projeto do Centro de Referência de Atendimento à Mulher. Lá, a vereadora recebeu a notícia, através do assessor do vice-governador, Valdo Pereira, de que o pedido de parcelamento de duas dívidas contraídas pela Casa do Garoto junto ao Estado foi indeferido e que o processo estava sendo encaminhado à Procuradoria Geral do Estado.

“Diante dessa informação, aproveitei para pedir ajuda à Deuzeni Goldman, através de sua assessora Selma, que também é tupãense, para que ela tente viabilizar o parcelamento dessas dívidas junto ao Estado”, informou.

“No começo do ano, quando a atual diretoria assumiu a entidade, da qual também faço parte, a Casa do Garoto estava numa situação difícil, com a folha de pagamento atrasada. Os voluntários que atuam na diretoria estão lutando no dia a dia para manter a entidade funcionando”.

As dívidas foram contraídas em 1996 e 1997 pela Casa do Garoto para compra de equipamentos, computadores, máquinas de costura, entre outros bens. Segundo Telma Tulim, a diretoria da entidade na época acreditava que esse recurso estadual seria a fundo perdido, o que não procedia.

“Existe um contrato e nós temos que devolver esse dinheiro. Dos R$ 30 mil referentes a um contrato, nós já pagamos R$ 19 mil, mas diante dos juros e multas, hoje essa dívida, que era de R$ 30 mil, está em quase R$ 70 mil”, revela.

Conforme foi apurado pela vereadora, a entidade deverá sofrer execução do Estado, mas tentará reverter esse posicionamento do Estado através de recurso à Procuradoria Administrativa, órgão dentro da Procuradoria Geral. “Para a Casa do Garoto, que é uma entidade com mais de 50 anos e com um trabalho reconhecido por todos, esse parcelamento é essencial, pois estamos enfrentando muitas dificuldades”, afirmou.

Quanto ao Centro de Referência de Atendimento à Mulher, Telma Tulim ressaltou a importância da criação do órgão para a cidade. “Levamos também a ideia de que nos municípios onde não haja uma delegacia de defesa da mulher, seja criado um setor especializado no atendimento à mulher dentro das delegacias comuns, porque infelizmente ainda temos muitas dificuldades em relação a violência que acontece dentro das famílias. Com isso, pretendemos minimizar essa situação, uma vez que o Brasil, enquanto parceiro da Organização dos Estados Americanos, assinou tratado internacional para erradicar, punir e minimizar a questão da violência intrafamiliar”, ressaltou.

Andréia Simões
Assessoria da Câmara Municipal