Telma Tulim participa de jornada formativa de direitos humanos

Enfoque do seminário foi voltado para segurança pública

Publicado em: 29 de setembro de 2009

Enfoque do seminário foi voltado para segurança pública

Nos dias 24 e 25 deste mês a vereadora e delegada titular da Delegacia de Defesa da Mulher, Telma Tulim (PSDB) participou em São Paulo de Jornada Formativa de Direitos Humanos, seminário motivacional promovido pela Secretaria Nacional de Segurança Pública e voltado para profissionais da segurança pública.

“O governo está preocupado em capacitar e especializar os profissionais do setor de segurança pública e por isso reuniu policiais civis e militares de todas as carreiras para discutirem os meios para melhorar a atuação desses profissionais”, comentou Telma Tulim.

O seminário traçou a trajetória da atuação da polícia no país desde os tempos do Império e constatou que desde aquela época até meados dos anos 80, ainda sob o duro regime militar, a segurança pública era utilizada como braço armado para defender os interesses do governo.

“Até a ditadura, a polícia era querida pelas comunidades, mas depois da ditadura militar, em que o governo utilizava a polícia para torturar presos políticos, a população passou a ver a polícia com desconfiança”, analisa a vereadora, observando que essa visão, felizmente, foi revertida nas pequenas cidades. “O mesmo não ocorre nos grandes centros, onde os moradores não sabem se têm mais medo dos bandidos do que da polícia”.

Por essa razão, o encontro pretende construir uma nova polícia, consciente de seu papel de promotora de direitos humanos e paz, portadora da alta estima e da dignidade conferidas pelo exercício de servir a comunidade, a quem deve garantir segurança.

Outro ponto abordado no encontro, que tem relação direta com esta imagem distorcida da polícia, é a baixa auto-estima verificada entre alguns profissionais do setor. “Alguns profissionais se sentem desvalorizados, apesar de toda a qualificação para reprimir o crime. Por isso, é preciso rever alguns valores para que esses policiais possam sentir-se cidadãos plenos e capacitados para o uso do distintivo”, aponta.

“Enfim, esse seminário, ministrado por dois profissionais de renome da área, buscou falar do trabalho do policial a partir de um olhar novo sobre esta profissão tão antiga e que em sua trajetória sempre termina por representar papel fundamental e referencial junto à sociedade na qual se insere”, finaliza Telma Tulim.

Andréia Simões
Assessoria da Câmara Municipal