Ribeirão quer depósito de lixo eletrônico no aterro sanitário

Vereador solicita ainda realização de campanhas educativas para coleta seletiva de materiais eletrônicos no município

Publicado em: 22 de setembro de 2009

A Câmara aprovou indicação do presidente da Casa, Antônio Alves de Sousa “Ribeirão” (PP), que sugere ao executivo a construção de um barracão em área anexa ao aterro sanitário para destino final do lixo eletrônico produzido na cidade. Ele sugere ainda que o poder público, através da Secretaria de Meio Ambiente, realize campanha educativa para orientar a população sobre a correta destinação dos materiais eletrônicos.

“Muitas cidades no Brasil, como Tupã, não têm estrutura para dar conta do lixo eletrônico que produz e descarta-os de forma incorreta e prejudicial ao meio ambiente. A quantidade de lixo eletrônico produzido no país chega a 11 milhões de toneladas por ano que depositados na natureza provocam sérios danos ao meio ambiente”, explica Ribeirão, informando que sua indicação visa atender solicitação de vários munícipes preocupados com o meio ambiente.

Por lixo eletrônico entendem-se computadores, geladeiras, fogões, celulares, lâmpadas e mais uma infinidade de equipamentos elétricos e eletrônicos que não têm mais utilidade, mas não podem ser depositados no meio ambiente, por conterem elementos altamente tóxicos, como chumbo, mercúrio, nitrogênio, cádmio, enxofre, cromo, entre outros que, em contato com a natureza contaminam o solo, a água, o ar e o subsolo, resultando em terríveis consequências para os recursos naturais.

"O mundo está em alerta para os perigos do efeito estufa e da destruição dos recursos naturais. Hoje, é necessário que os municípios e a população sejam ecologicamente corretos para frear a destruição do nosso planeta. Por esse motivo, é muito importante que a nossa cidade adote meios para conter essa destruição, como adotando a correta destinação do lixo eletrônico, a exemplo do que ocorre com o lixo orgânico e com a coleta de materiais recicláveis”, observa o chefe do legislativo tupãense.

Andréia Simões
Assessoria da Câmara Municipal