Concessionária entrega projetos de Eficiência Energética a entidades de Tupã

O ato de entrega contou com as presenças do presidente da Câmara, Marcos Gasparetto, e dos vereadores Pastor Eliézer de Carvalho e Antônio Alves de Souza, o Ribeirão

Publicado em: 24 de fevereiro de 2023

A Câmara Municipal de Tupã recebeu, na manhã desta quinta-feira (23), representantes de entidades e instituições locais, juntamente com equipe da concessionária Energisa para a solenidade de entrega dos projetos de Eficiência Energética 2022. Sete organizações foram beneficiadas.

A ação contemplou a Casa dos Velhos, Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), Instituto Federal de São Paulo (IFSP), Superintendência da Polícia Técnico Científica, Santa Casa de Tupã e o Paço Municipal da Prefeitura de Tupã.

O presidente da Câmara Municipal, vereador Marcos Gasparetto, recepcionou a equipe do programa e os representantes das organizações. Ele comemorou o resultado do trabalho, que terá novas etapas.

“Nosso município recebeu, em 2022, o investimento de R$ 1,5 milhão nestes projetos de eficiência energética. O mais importante é que esses recursos foram aplicados diretamente em entidades que necessitam reduzir seus custos. O resultado dessa economia, além de fazer bem ao meio ambiente, é mais serviços à população”, destacou.

O ato de entrega contou com as presenças dos vereadores Pastor Eliézer de Carvalho e Antônio Alves de Souza, o Ribeirão, que representou o Instituto Federal de São Paulo.

CÂMARA INCLUÍDA

A concessionária, que executa o programa em conformidade com legislação federal, confirmou a contemplação da Câmara Municipal de Tupã na chamada pública de 2023.

O prédio do Poder Legislativo irá receber sistema de energia fotovoltaica, capaz de gerar uma economia de R$ 70 mil por ano. A Energisa deverá investir R$ 315 mil no sistema. A contrapartida da Câmara será de R$ 35 mil.

É LEI

O Programa de Eficiência Energética é regulamentado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e estabelece que todas as concessionárias do setor devem destinar 0,5% do faturamento anual para financiar projetos de eficiência energética.

O coordenador de Eficiência Energética da Energisa, Thiago Peres de Oliveira, afirma que o programa público está alinhado aos compromissos ESG do Grupo Energisa.

“Nosso propósito é ser protagonista da transformação energética conectando as pessoas e empresas a melhor solução de energia, construindo um mundo mais sustentável”, reforçou.

Em conformidade com essa premissa, no município de Tupã a Energisa concluiu a substituição de 76 luminárias de vapor de sódio por LED nas ruas Dr. Edu Teixeira Mendonça e José Henrique Ari Fernandes, e a instalação de luminárias de LED e do sistema de geração de energia fotovoltaica na Casa dos Velhos, Apae, Instituto Federal, Superintendência da Polícia Técnico Científica, Santa Casa e Paço Municipal.

Publicado por: Assessoria de Imprensa