Com apoio da Câmara, parceria viabiliza lançamento literário em Tupã

Vereador Lucas Hatano foi um dos articuladores para o lançamento de 'A Primavera dos Versos'

Publicado em: 19 de abril de 2023

Literatura, música, dança e outras manifestações artísticas estão na programação do lançamento do livro “A Primavera dos Versos”, em uma iniciativa da Escola Técnica (ETEC) Professor Massuyuki Kawano. O evento acontece no dia 29 deste mês, no Teatro Municipal, a partir das 17h.

Conforme explica o professor idealizador do projeto, Ivo André Polonio, a ideia da antologia de jovens escritores teve início com um olhar cuidadoso para o talento dos seus alunos da área de Linguagens.

“Vimos ali a oportunidade de realizar um evento na escola, para enaltecer e incentivar as habilidades desses alunos na parte artística, entre elas desenho, danças, instrumentos musicais, desenho, contos e poesias”, detalha o educador.

Inicialmente, as apresentações ocorreram no evento em comemoração aos 100 anos da Semana de Arte Moderna de 1922, realizada em outubro do ano passado na ETEC de Tupã, com foco na brasilidade e no território nacional como berço de inspiração cultural.

Na oportunidade, foi realizado um recital de poesias, com textos agrupadas em um e-book para os alunos da escola. “Devido ao grande sucesso, nasceu aí a ideia do Projeto ‘Jovens Escritores’, e daí começamos o trabalho de transformar essas poesias em uma obra literária”, revela Ivo.

LANÇAMENTO

O evento, marcado para este mês, tem o apoio da Subsecretaria Municipal da Cultura e do vereador Lucas Hatano. Ao tomar conhecimento do projeto, o parlamentar fez questão de articular a parceria que leva os alunos, seus familiares e amigos para o Teatro Municipal José Antônio Parra Gomes, espaço nobre da cultura em Tupã.

“A comunidade escolar precisa acessar estes espaços institucionais do município, em todas as áreas. É muito gratificante quando podemos facilitar essa inserção, por meio das parcerias”, disse Lucas Hatano.

A organização conta com envolvimento do diretor da Etec, Jurandir Roberto Fernandes, e liderança do professor Ivo André Polonio, idealizador da mostra literária. Acompanhados do vereador, eles estiveram reunidos com o subsecretário Luís Carlos Sanches.

O diretor da Etec destacou a importância de fortalecer as ações que nascem nas salas de aula. “Eles têm uma capacidade imensa para criar. O trabalho em relação ao livro é um, entre muitos que temos para entregar como resultado do processo de ensino e desenvolvimento”, destacou Jurandir.

“Foi necessário muito esforço para o desenvolvimento do livro, produzido exclusivamente pelos alunos e [também] para angariar fundos para arcar com os gastos de publicação. Sonho que se sonha só, é só um sonho, mas sonho que se sonha junto se torna realidade”, disse Ivo.

O idealizador da antologia de jovens escritores agradeceu ao diretor da instituição e ao vereador Lucas Hatano, que inclusive envolveu o Rotaract Vanuire de Tupã em ações para viabilizar a publicação.

SERVIÇO

O lançamento do livro “A Primavera dos Versos” começa às 17h, com uma programação que inclui solos de guitarra, ballet infantil, apresentação circense (palhaços), ballet contemporâneo, Taikô e música ao vivo até o final do evento.

A participação é totalmente gratuita e haverá distribuição de pipoca e algodão doce. O Teatro Municipal José Antônio Parra Gomes fica na Avenida Tamoios, próximo ao Estádio Municipal.

Publicado por: Assessoria de Imprensa