Indicação pede nomenclatura completa da rua Waldemar

Dr. Manzano solicita que rua receba o nome completo do ex-funcionário municipal Waldemar Francisco Pereira da Fonseca

Publicado em: 02 de setembro de 2009

Através de indicação encaminhada ao Executivo, o vereador Valdemar Manzano (PPS) solicita a denominação completa da rua Waldemar para Waldemar Francisco Pereira da Fonseca.

“Por tudo o que representou o saudoso ex-servidor municipal para nossa comunidade, estamos sugerindo ao prefeito Waldemir para que atribua através de Decreto a plenitude do nome do homenageado, Waldemar Francisco Pereira da Fonseca, à via conhecida como Waldemar por ser de inteira justiça o reconhecimento do poder público a este cidadão tupãense”, justifica Manzano.

O ex-funcionário público municipal Waldemar Francisco Pereira da Fonseca nasceu em dezembro de 1926 em Itapira (SP). Era casado com Elza Theoto, com quem teve seu único filho, Celso Ricardo Theoto Pereira da Fonseca.Trabalhou na Prefeitura de Tupã de 1948 a 1964, onde ocupou diversos cargos: Fiscal de Pesos e Medidas, Metrologista, Oficial Administrativo, Chefe de Gabinete do Prefeito e Diretor de parques e jardins.

Na esfera estadual, foi diretor administrativo da Companhia Agrícola Colonizadora do Estado de São Paulo (CAIC) nos dois governos de Laudo Natel. Foi ainda assessor de Diretoria da CEAGESP, diretor administrativo do CONESP e assessor parlamentar na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo.

A rua Waldemar não recebeu esse nome por acaso, conforme conta o vereador Manzano. Nos anos 50 a região leste da cidade, onde está localizada a rua Waldemar, era conhecida por Vila Formosa. Nessa época, o perímetro urbano alcançava apenas até as imediações das ruas Marília e Osvaldo, onde funcionava a empresa do ramo madeireiro Moroni. Dali para frente a região era tomada pela lavoura do café.

“Por essa carência de urbanização e a falta de infraestrutura, em especial pela ausência de iluminação pública no local, o prefeito daquela época, Oscar Elias Bueno, encarregou dois funcionários da Prefeitura para que, exercendo a função de inspetores de quarteirão, fiscalizassem aquelas duas vias. Esses funcionários eram Osvaldo Camargo e Waldemar Francisco Pereira da Fonseca, o primeiro conhecido como Osvaldinho da Vasp por ter trabalhado na referida empresa. Por essas razões ao longo do tempo essas duas vias passaram a ser identificadas tão somente pelo prenome de referidos cidadãos, a rua Osvaldo e rua Waldemar”, relata o vereador.

Waldemar Francisco Pereira da Fonseca teve ainda destacada participação na área esportiva de Tupã, onde foi campeão regional de tênis de campo por diversas vezes nos anos 50 e 60, sempre representando a cidade. Foi ainda chefe da delegação tupãense durante os Jogos Abertos do Interior no ano de 1950.

Em 1989 voltou a morar em Tupã, onde permaneceu até 1996, quando então mudou- se para o Guarujá, onde veio a falecer no dia 27 de julho de 2004.

Andréia Simões
Assessoria da Câmara Municipal