Tupã terá proposta para criação do selo de ‘Apoio às Mulheres do Agronegócio'

Pastor Eliézer de Carvalho encampa ideia que surgiu em grupo de mulheres, visando protagonismo feminino no agronegócio

Publicado em: 29 de agosto de 2023

A Câmara Municipal de Tupã – por meio do gabinete do vereador pastor Eliézer de Carvalho – deve receber ainda neste semestre um Projeto de Lei (PL) para a criação do Selo de Apoio às Mulheres do Agronegócio (AMA), que irá identificar produtos gerados pelo empreendedorismo feminino rural.

Reunião entre idealizadores, em uma das propriedades envolvidas na ação, virou um dia de campo e uniu parceiros e instituições na última quarta-feira (23),

Na oportunidade, com a presença do vereador pastor Eliézer e do secretário municipal de Agricultura, Anderson Luiz, foram discutidos novos detalhes do projeto que visa fortalecer uma rede já criada, com o apoio da Universidade Estadual Paulista (Unesp).

“Fomos procurados pelo secretário Anderson para conhecer a proposta de um selo de identificação. De forma imediata, assumi o compromisso com o grupo. É uma excelente ideia, que surgiu na rede de apoio das mulheres do agro”, disse o vereador.

O pastor lembrou que grandes empresas, microempresas e pequenas propriedades rurais administradas por mulheres – ou com grande número de funcionárias – têm contribuído para o sustento de famílias, geração de empregos no campo e divisas para o país.

Na região de Tupã não é diferente. O vereador conheceu as estufas da produtora rural Tatiane Fávaro, responsável pelo fornecimento de hortaliças a dois grandes supermercados de Tupã.

Ela herdou a propriedade e o ofício do pai, que faleceu há poucos anos após uma vida dedicada à horticultura. “Voltei de São Paulo, onde estava morando, para ajudar meu pai. Ele me ensinou o que pode, no pouco tempo que tivemos. Foi um período precioso de aprendizado”, valoriza a jovem.

Tatiane conta que se deparou com alguns preconceitos, mas encontrou apoio em outras mulheres que, assim como ela, acreditam na inclusão, na gestão qualificada e no protagonismo feminino.

O apoio vem de fontes diversas, com destaque para a Unesp, por meio da docente, pesquisadora e doutora em Ciências Agrárias Priscila MacLean. Juntamente com a pecuarista Liliane Ubeda Morandi – mestre em Agronegócio –, ela articula ações do grupo “Tribo Agro – Tupã”.

Liliane é uma das principais vozes contra o que ela considera “invisibilidade da mulher no campo”. Historicamente, explica a pesquisadora, elas sempre trabalharam em atividades do agronegócio, mas uma parcela significativa sequer se considera produtora rural.

“Se você pergunta, muitas vão dizer: ‘meu marido é produtor’. Mas essa mulher trabalha duro, contribui em diferentes etapas do processo de produção. É importante que esse protagonismo seja destacado e reconhecido pela sociedade. É nesse sentido que o selo pode ajudar”, acredita.

A proposta, conforme o secretário municipal de Agricultura, é que o selo não seja uma mera ostentação, mas um protocolo no qual o consumidor poderá ter a confiabilidade de boas práticas, capacitação e inclusão social.

“É uma política pública importante, uma vez que estamos em um município com relevância econômica no agronegócio. A Unesp e as idealizadoras dessa proposta estão de parabéns. Agradecemos ao vereador pastor Eliézer e temos certeza que através da nossa Secretaria, o Poder Executivo irá trabalhar ao lado delas para que essa visão se concretize rapidamente”, finalizou o secretário.

SERVIÇO

Mais informações sobre a rede de apoio, o grupo Tribo Agro e as ações da Unesp relativos ao protagonismo feminino no campo podem ser obtidas pelos telefones (14) 99838-3907 e (14) 98155-7821.

A Secretaria Municipal da Agricultura fica na rua Adamantina, n° 60, Jardim Paulista. O horário de funcionamento é das 08h às 11h e das 13h às 17h, de segunda a sexta-feira. Mais informações pelo telefone (14) 3441-1310 ou e-mail agricultura@tupa.sp.gov.br.

Publicado por: Assessoria de Imprensa