Telma Tulim participa da etapa estadual da Conseg
Vereadora representará Tupã no encontro que definirá as propostas que serão discutidas em agosto, durante a 1ª Conferência Nacional de Segurança Pública, em Brasília
Publicado em: 21 de julho de 2009
Vereadora representará Tupã no encontro que definirá as propostas que serão discutidas em agosto, durante a 1ª Conferência Nacional de Segurança Pública, em Brasília
A vereadora e delegada da Delegacia de Defesa da Mulher, Telma Tulim (PSDB), representará Tupã na etapa estadual da Conferência Nacional de Segurança Pública, que acontece de sexta a domingo em São Paulo. Serão discutidas e votadas as propostas já apresentadas nas conferências regionais, que posteriormente serão debatidas na conferência nacional, marcada para agosto em Brasília.
Telma Tulim ressalta a importância dessa conferência, já que é a primeira do país que discutirá nacionalmente a questão da segurança pública. “O setor de segurança tem passado por tantas dificuldades, com o crime organizado se estabelecendo em muitas regiões, sem contar a violência enfrentada por grandes metrópoles, como Rio de Janeiro e São Paulo, e nós ainda estamos em engatinhando na questão de discutir propostas, principalmente de prevenção”, observa.
Eleita pela conferência regional de Bauru para representar o município, a vereadora diz que levará para a conferência estadual os problemas enfrentados pela região, como o número insuficiente de policiais e a instalação de penitenciárias no interior sem o estudo do impacto provocado nos municípios.
“As cidades são pequenas, mas têm visto sua população dobrar com a vinda dos presídios. Com isso, o impacto social, econômico, de segurança e de saúde é muito grande”, explica.
Durante a etapa estadual serão discutidos: gestão democrática; controle social e externo; integração e federalismo, além de financiamento e gestão de política pública de segurança; a valorização profissional e otimização das condições de trabalho; a repressão qualificada da criminalidade; prevenção social do crime e das violências e construção da paz; diretrizes para o sistema penitenciário e para o sistema de prevenção; atendimentos emergenciais e acidentes.
“São sete eixos temáticos de discussão, debatidos por especialistas em segurança pública, representantes das polícias Militar, Civil e Federal, além de peritos, agentes e gestores públicos. Juntos, estaremos discutindo qual o destino da nossa segurança pública. Importante dizer que não adianta só polícia. Quando a gente fala aqui em prevenção social do crime estamos falando em educação, em parcerias com a área de assistência social, em parcerias para prevenção ao crime, para amparar os adolescentes para que as coisas não fiquem piores do que já estão”, defende.
Ainda durante a etapa estadual serão eleitos os membros que representarão o Estado de São Paulo na Conferência Nacional em Brasília. Telma Tulim diz que não sabe se será indicada, pois o número de participantes é reduzido a cada etapa das discussões.
“Não sei se conseguirei estar presente na etapa nacional porque vai afunilando muito o número de participantes. Até porque todos os municípios estão fazendo as suas conferências municipais livres. Os municípios com mais de duzentos mil eleitores estão fazendo conferências regionais. Os estados também fazendo conferências estaduais. Quando chegar a Brasília as propostas já estarão quase prontas, pois tudo já discutido de norte a sul do país”.
Andréia Simões
Assessoria da Câmara Municipal
Publicado por: Andréia Simões
Cadastre-se e receba notícias em seu email