Câmara aprova projeto para controle da leishmaniose

Matéria foi aprovada com três emendas, que entre outras definem mutirões para castração e campanhas de posse responsável

Publicado em: 07 de julho de 2009

A Câmara aprovou na noite de segunda (6) o Projeto de Lei 16/09, de autoria do Executivo que adota medidas de prevenção, combate e erradicação da leishmaniose visceral no município e autoriza também o funcionamento do Centro de Controle de Zoonoses, construído próximo ao aterro municipal.

O texto foi aprovado com as três emendas apresentadas pelos vereadores Valdemar Manzano (PPS), Telma Tulim (PSDB) e o presidente da Casa, Ribeirão (PP). A votação foi acompanhada pela presidente da Associação Protetora dos Animais de Tupã (ASPAT), Marina Vidal Pereira, e pelo veterinário representante da Associação dos Veterinários e Zootecnistas de Tupã, Rafael Úbeda.

O presidente da Comissão de Justiça da Câmara, Lucas Machado (PSDB) elogiou a votação tranquila e lembrou da audiência pública realizada pela comissão no dia 9 de junho, que promoveu debate sobre o projeto entre a Prefeitura e os protetores de animais.

“Essa reunião culminou nas emendas apresentadas pelos vereadores. Houve bom sendo entre as partes envolvidas e a Câmara pôde hoje votar uma lei que atende tanto os interesses dos protetores dos animais quanto da Prefeitura”, avaliou.

Autora de uma das emendas que entre outras coisas, define as campanhas para conscientização da posse responsável e a realização de mutirões de castração nos bairros, Telma Tulim agradeceu a colaboração de todas as pessoas que fazem parte da rede protetora dos animais na cidade, “muitas vezes mal compreendidas por parte da sociedade” e defendeu a importância do projeto aprovado, que vai adotar ações para combate e erradicação da leishmaniose no município.

A vereadora parabenizou a iniciativa da Comissão de Justiça, formada por Lucas Machado, Luis Carlos Sanches e Valdemar Manzano, que abriu discussão com a administração municipal, os protetores de animais e a população.

“Depois de tanta polêmica e de muitas incertezas, esta Casa aprova um projeto de grande interesse público, inclusive com três emendas bastante oportunas e que traduzem os anseios desta rede de proteção dos animais”, disse, aproveitando para sugerir ao Executivo a possibilidade de firmar parceria com a Faculdade de Medicina Veterinária para realização de castrações no Centro de Controle de Zoonoses.

Conforme observou a vereadora Dra. Lucília (PV), as três emendas aprovadas não descaracterizam tampouco prejudicam o objetivo do projeto enviado pelo Executivo, que é o de controlar o avanço da doença no município.

Andréia Simões
Assessoria da Câmara Municipal