Dra. Lucília tenta viabilizar unidade de pronto atendimento
A vereadora Dra. Lucília Donadelli (PV) encaminhou indicações ao ministro da Saúde, José Gomes Temporão e ao secretario de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata, solicitando a viabilidade de implantar em Tupã uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA
Publicado em: 01 de julho de 2009
A vereadora Dra. Lucília Donadelli (PV) encaminhou indicações ao ministro da Saúde, José Gomes Temporão e ao secretario de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata, solicitando a viabilidade de implantar em Tupã uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), funcionando 24 horas no município.
Dra. Lucília explica que a unidade é destinada a desafogar o atendimento prestado pelos prontos-socorros da cidade e ao mesmo tempo criar oportunidade de atendimento aos trabalhadores em horários diferenciados.
“A UPA é uma unidade de saúde que funciona em horário integral, inclusive nos fins de semana, com serviço pré-hospitalar específico para pequenas e médias urgências e emergências, inclusive odontológicas”, esclareceu.
O projeto da UPA 24 horas foi baseado na Política Nacional de Urgência e Emergência do Ministério da Saúde. Dra. Lucília explica que a unidade não substitui o posto de saúde. “É um conceito novo de unidade de saúde, intermediário entre o posto convencional e o hospital. Desta forma, a UPA 24 horas vai contribuir para que toda a rede de saúde funcione melhor”, observa.
Entre os benefícios desse novo conceito em atendimento, está a diminuição do número de pacientes nas filas dos hospitais. Dra. Lucília diz que isso é possível porque a UPA tem condições de resolver muitos problemas de saúde que levam as pessoas a procurar as emergências hospitalares.
“Sete em cada dez pacientes que chegam aos hospitais não são casos de emergência, mas acabam superlotando essas unidades. Estes casos são tão importantes quanto os mais graves, mas podem e devem ser atendidos na UPA 24 horas. Lá, são atendidos procedimentos simples, como por exemplo, pessoas com dor de cabeça, febre, mal-estar e crises de pressão alta e diabetes”, informa.
A Unidade de Pronto Atendimento que a vereadora busca para Tupã tem consultórios de clínica médica, pediatria, ortopedia e odontologia, além de laboratório e Raio-X. Também conta com leitos de observação para adultos e crianças; uma “sala vermelha”, para estabilizar os pacientes mais graves até serem levados a um hospital; uma sala de medicação e nebulização e outra de gesso. A UPA 24 horas também está preparada para realizar pequenas suturas.
“Se for um caso grave, o paciente entrará direto na “sala vermelha”, onde receberá o atendimento necessário até que seu quadro clínico seja estabilizado e ele possa ser removido para um hospital. Todos os demais pacientes deverão se dirigir à recepção da UPA 24 horas, onde serão atendidos não por ordem de chegada, e sim conforme a gravidade do caso. Quem faz esta triagem, chamada de “classificação de risco”, são profissionais de saúde qualificados e treinados. Ninguém sairá da UPA 24 horas sem ser atendido”, conta Dra. Lucília, que já conhece o sistema de atendimento deste projeto.
Andréia Simões
Assessoria da Câmara Municipal
Publicado por: Andréia Simões
Cadastre-se e receba notícias em seu email