Apicultores discutem criação da unidade de extração de mel

Secretaria da Agricultura, com apoio da vereadora Dra. Lucília, reuniu produtores na Câmara para apresentar projeto, que visa agregar valor ao produto e aumentar a renda dos produtores

Publicado em: 24 de junho de 2009

Construir um local para manipulação adequada do mel produzido em Tupã. Esta é a proposta da Secretaria de Agricultura e da vereadora Dra. Lucília (PV), que na última terça (23) reuniram apicultores na Câmara para apresentar o projeto de construção da unidade de extração de mel do município.

Objetivo é agregar valor ao produto, oferecer um mel de qualidade à população e o principal, aumentar a renda dos produtores. “A preocupação da administração é garantir a qualidade do mel produzido na cidade e ao mesmo tempo ampliar o comércio dos produtores com o selo de garantia do produto. Hoje, os apicultores atuam de forma amadora, quase na clandestinidade”, explicou Dra. Lucília, responsável por intermediar junto ao prefeito Waldemir a proposta de construção da casa de manipulação de mel.

Atualmente, 26 produtores estão unidos através de uma associação que visa fortalecer o setor no município e que conta com o apoio dos secretários de Agricultura, Edson Schiavon, e do Meio Ambiente, Eliseu Borsari, que desde que assumiram a pasta vêm buscando organizar a apicultura local.

Segundo a vereadora Dra. Lucília, os produtores ficaram animados com o projeto e gostaram do local sugerido para abrigar a unidade de extração de mel, uma área localizada no Viveiro Municipal.

“Eles consideraram o local adequado e de fácil acesso”, observou. Ela também lembrou que o projeto da unidade precisa ser adequado para o recebimento, o processamento e o armazenamento do mel.

Segundo dados da ABEMEL (Associação Brasileira dos Exportadores de Mel), a cadeia produtiva da apicultura envolve cerca de 350 mil pessoas no Brasil, sendo a maioria agricultores familiares.

A produção nacional é de cerca de 40 mil toneladas, levando o país ao quinto lugar no ranking de produtores mundiais. Mas, estima-se que essa produção poderia ser de até 200 mil toneladas por ano.

Pesquisa realizada pelo SEBRAE aponta que o mercado apícola brasileiro possui alto potencial de crescimento e encontra-se em fase de ascensão. Entre os pontos fortes para isso, estão as características especiais da flora e do clima. Soma-se a isto o fato de a maioria dos apiários trabalharem com abelhas africanizadas, mais resistentes às pragas do que as européias.

Um ponto fraco é a informalidade no setor e o baixo nível de organização, justamente os pontos no qual a Secretaria de Agricultura está atuando no município. “Precisamos fortalecer o setor em Tupã para conseguirmos aproveitar o potencial de crescimento de mercado pelo qual passa a apicultura brasileira hoje”, observou Schiavon.

Andréia Simões
Assessoria da Câmara Municipal