Sancionada lei que institui o Dia Municipal do Meio Ambiente
Assinatura ocorreu durante ato público realizado pela Câmara Municipal na Praça da Bandeira, onde também foi plantada muda de jequitibá
Publicado em: 05 de junho de 2009
Assinatura ocorreu durante ato público realizado pela Câmara Municipal na Praça da Bandeira, onde também foi plantada muda de jequitibá
A Câmara promoveu ato público na manhã desta sexta (5) em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente. Durante o ato, o prefeito Waldemir Gonçalves Lopes sancionou a Lei Municipal 4.423, que institui também nesta data o Dia Municipal do Meio Ambiente, cuja lei é de autoria da vereadora Dra. Lucília Donadelli (PV).
Além da vereadora e do prefeito Waldemir, o evento reuniu o vice-prefeito Dr. César Donadelli, o vereador Valdir de Oliveira, os secretários municipais Eliseu Borsari (Meio Ambiente), Edson Schiavon (Agricultura), Antônio Brito (Saúde), Carla Ortega (Educação) e Adriano Rigoldi (Governo), representantes da Sabesp, EEVP, Polícia Ambiental, CATI, Diretoria de Ensino e alunos do ensino fundamental das escolas municipais.
Na Praça da Bandeira, escolhida para abrigar o ato por ser um espaço nobre e repleto de histórias e simbolismos da cidade, os alunos das EMEFs Mário Covas, Odinir Magnani e João Geraldo Iori apresentaram poemas, música e teatro alusivos à consciência ambiental.
Representando o legislativo, Dra. Lucília abriu o ato público falando sobre a importância da data. “O Dia Mundial do Meio Ambiente é celebrado de várias maneiras, com concertos, passeatas, competições ciclísticas, campanhas de limpeza da cidade, enfim, este dia é aproveitado em todo mundo para chamar a atenção política para os problemas ambientais e para a necessidade urgente de ações. Se há um assunto que consegue igualar todas as pessoas do planeta é a questão ambiental, pois o mundo é a nossa casa e o que acontece de bom ou de mal para a nossa mãe Terra, afeta a todos”, disse.
A vereadora explicou que a aprovação da lei municipal vai ampliar as ações em prol do meio ambiente no município, através de parcerias com segmentos organizados da sociedade na realização de campanhas e projetos voltados à preservação da natureza.
“Estamos aqui hoje realizando este evento para celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente e para conscientizar a população sobre as questões ambientais. Ao instituirmos a lei municipal, acreditamos que desta maneira a Câmara dos Vereadores estará contribuindo para a sensibilização e o debate de tema tão relevante ao mundo de hoje”.
Dra. Lucília encerrou seu discurso agradecendo a participação de todos e conclamando cidadãos e governo a fazer sua parte em benefício de uma vida mais sustentável no planeta. “Faço votos de que hoje seja o marco inicial de ações concretas de nosso município em prol da conservação e preservação do organismo vivo que é a nossa mãe Terra”.
Representando a Sabesp, Eudóxio Ribeiro parabenizou a iniciativa da vereadora Dra. Lucília e disse que a empresa mudou o foco de atuação, investindo em saneamento ambiental. Ele também falou dos projetos de preservação ambiental em andamento, como a recuperação do óleo doméstico e disse que Tupã é uma das cidades paulistas com menor índice de desperdício de água.
Em seguida, o secretário do Meio Ambiente, Eliseu Borsari, ressaltou a importância de ações como o ato público e aproveitou para convidar a população a prestigiar a primeira etapa do projeto de recuperação da mata ciliar do córrego Afonso 13, com o plantio de mudas no braço esquerdo do córrego na próxima segunda (8), a partir das 8 horas.
Consciência ecológica
O vice-prefeito Dr. César Donadelli fez um apelo para que a lei municipal sancionada nesta sexta não seja apenas mais um papel e lembrou que é preciso que a humanidade tenha consciência de seu papel na cadeia evolutiva da Terra. “A natureza está pedindo trégua e por isso o ser humano precisa ter consciência de que se não mudar o jeito de ser, teremos muito pouco tempo neste planeta”, afirmou.
Dr. César elogiou a iniciativa da Câmara e disse que ações como estas são importantes para despertar a consciência ecológica em cada um de nós. “Precisamos agir diferente no dia a dia para errarmos cada vez menos”.
Depois de assinar o autógrafo da lei que institui o dia 5 de junho como o Dia Municipal do Meio Ambiente, prefeito Waldemir disse que a data “servirá para os tupãenses lembrarem que terá um dia para comemorar todas as atitudes boas que fazemos em prol da natureza”.
O chefe do Executivo ressaltou que Tupã vem fazendo a sua parte para a preservação dos recursos naturais. “Nossa cidade tem 100% de água coletada e esgoto tratado. Também vamos iniciar projeto para coleta do óleo de fritura doméstico e transforma-lo em biocombustível para abastecer os caminhões de coleta seletiva do lixo”, informou.
Além disso, o prefeito também revelou que está buscando recursos para montar usina de reciclagem de materiais de construção e que vai exigir da empresa que ganhar a licitação para terceirização do lixo a construção de uma usina de compostagem no município.
O prefeito falou ainda do problema do assoreamento dos rios e disse que seguirá tudo o que está escrito no plano de macrodrenagem urbana. “Tupã precisa ser uma cidade ecologicamente correta e estamos trabalhando para isso. Nesses quatro anos de governo, plantamos mais de 400 mil mudas de seringueira, mais de 30 mil pés de eucaliptos e temos mais de 30 mil mudas de plantas nativas para fazer o reflorestamento dos braços esquerdo e direito do córrego Afonso 13.
Para encerrar o evento, as autoridades fizeram o plantio de uma muda de jequitibá na Praça da Bandeira, marcando o primeiro ano de comemorações pelo Dia Municipal do Meio Ambiente.
Andréia Simões
Assessoria da Câmara Municipal
Publicado por: Andréia Simões
Cadastre-se e receba notícias em seu email