Vereador sugere programa antitabagismo para Universo

Indicação visa atender pedido da associação de moradores do distrito

Publicado em: 04 de junho de 2009

Indicação visa atender pedido da associação de moradores do distrito

O vereador Luis Carlos Sanches (PTB) encaminhou indicação ao prefeito Waldemir solicitando estudos para implantar no distrito de Universo programa de antitabagismo mantido pela Secretaria de Saúde através do Ambulatório de Saúde Mental.

Caso não seja possível, o vereador sugere que a Prefeitura disponibilize transporte para levar os moradores dependentes de tabagismo do distrito até o ambulatório em Tupã para freqüentarem as reuniões do programa com o psicólogo Valci Silva. “O trabalhado desenvolvido pelo Ambulatório de Saúde Mental tem obtido grande sucesso na recuperação de dependentes do tabaco, e por este motivo sugerimos que ele fosse estendido até o distrito de Universo”, observa.

Luis Carlos explica que sua indicação ao Executivo visa atender reivindicação do presidente da Associação de Moradores de Universo (AMU), Laércio Marques da Silva, que depois de pesquisar constatou que cerca de 20 moradores do distrito estariam dispostos a abandonar o vício do cigarro e participar do programa de antitabagismo do município.

“O agravante é a distância do distrito até Tupã, além do fato de que essas pessoas trabalham e teriam apenas o período da noite para frequentar as terapias. A solução apontada pela AMU seria a implantação do programa no distrito e em horários e dias adequados para atender esses pacientes”, ressalta o vereador.

Na sugestão do presidente da AMU, o programa poderia ser implantado durante a semana à noite ou nos finais de semana, mas ele também disse que, caso não seja possível, as pessoas estão dispostas a freqüentar as reuniões em Tupã, desde que seja disponibilizado transporte do distrito até Tupã.

“Portanto, fica a sugestão ao prefeito para implantação deste projeto também em Universo, em razão do sucesso obtido em nossa cidade e também por causa do amplo interesse demonstrado por um número significativo de moradores que desejam largar o vício do cigarro”, reforça Luis Carlos.

ONG Artevidas

Luis Carlos também encaminhou pedido ao Executivo para ampliação do campo de futebol da ONG Artevidas e ainda a instalação de tela de proteção atrás dos gols, atendendo solicitação da presidente da entidade, Antônia Aparecida Rufino.

O vereador justifica que a ONG utiliza o campo de futebol para desenvolver projeto esportivo coordenado pelo professor Cariolando de Jesus Pigini, que ensina gratuitamente futebol para dezenas de crianças e adolescentes carentes.

Por esse motivo, Luis Carlos pede o apoio do poder público para efetuar as melhorias, que incluem a ampliação do campo, sendo 4 metros nas áreas localizadas atrás das traves e mais 3,5 metros nas laterais do campo, além da instalação da tela protetora atrás do gol, com 41 metros de largura e 7 metros de altura.

Além das aulas de futebol, a ONG Artevidas mantém projetos de judô, teatro, informática, capoeira, entre outros, além de contar com núcleo do projeto Teatro para Todos, mantido pela Secretaria de Cultura e Turismo em parceria com o Grupo Ágape de Teatro.

“As crianças que frequentam os projetos da entidade estão matriculadas no ensino regular da rede publica. Dezenas de crianças e adolescentes participam da Escola de Segundo Turno, tendo ainda a oportunidade de aprender diversas atividades que são importantes para sua formação cultural”, observa o vereador.

Andréia Simões
Assessoria da Câmara Municipal