Dra. Lucília quer incentivar uso consciente de sacola plástica

Publicado em: 02 de junho de 2009

Conscientizar a população sobre a necessidade de se reduzir a utilização de sacolas plásticas, muito comuns nos supermercados e no comércio em geral e que há décadas faz parte do dia a dia dos brasileiros. Essa é a proposta da vereadora Dra. Lucília Donadelli (PV), que sugeriu ao presidente da Associação Comercial (Acit), Dirceu Michelan, reunir os comerciantes para debater alternativas às sacolas plásticas.

“A ideia é incentivar as pessoas a terem consciência ambiental e discutir com os comerciantes e a população as possibilidades de substituição das sacolas plásticas”, explica a vereadora, que conheceu através da jornalista tupãense Andréia Fuzinelli, o projeto Plástico Verde, que incentiva o uso das sacolas retornáveis (de tecidos) e as oxi-biodegradáveis, que são absorvidas rapidamente pelo meio ambiente.

“A utilização do plástico de forma ecologicamente responsável é uma tendência mundial, especialmente entre os países europeus. Por isso, minha proposta é debater a questão em nossa cidade e tentar firmar parcerias com os comerciantes, Acit e os consumidores para implantar essas sacolas aqui e contribuir para a redução do uso do plástico, que todos sabemos, é altamente poluente”, observa Dra. Lucília.

De acordo com dados do projeto Plástico Verde, existem iniciativas isoladas para a utilização do plástico ecológico nas cidades paranaenses Curitiba e Maringá, além de ações das grandes redes Wall Mart, Carrefour e Pão de Açúcar.

Além de contribuir com o ecossistema, o uso de sacolas retornáveis oferece ao consumidor alternativa ao plástico biodegradável, que leva de 100 a 200 para se decompor no meio ambiente. Para a empresa, a vantagem é o retorno em publicidade sustentável, através do selo verde.

A utilização das sacolas ecologicamente corretas ainda esbarra no alto custo delas, entre R$ 0,12 a R$ 1,50 a unidade. Por este motivo, a vereadora diz que é preciso estudar a proposta com cautela junto aos comerciantes, para encontrar a melhor maneira de adotar o produto. “Uma das saídas seria firmar parcerias para a fabricação dessas sacolas”, diz.

As sacolas plásticas surgiram na década de 50 e rapidamente passaram a integrar a lista dos maiores poluentes do mundo. Segundo o projeto Plástico Verde, atualmente, a cada minuto 1 milhão de sacolas são consumidas no mundo. Apenas no Brasil, são distribuídas mensalmente 1 bilhão de sacolas plásticas. Uma família de classe média brasileira consome uma média de mil sacolas por mês.

No total, são 210 mil toneladas de plástico filme, a matéria-prima das sacolas, ou 10% de todo o detrito do país. O lixo plástico ocupa 15% dos lixos domiciliares, sendo 3% apenas de sacolinhas distribuídas no comércio. “São dados muito importantes e que nos levam a meditar sobre a responsabilidade que cada um de nós tem para a preservação do meio ambiente”, afirma Dra. Lucília.

O presidente da Acit, Dirceu Michelan, gostou da ideia e disse que vai marcar reunião com os comerciantes e a vereadora para debater a proposta. “É muito importante incentivarmos ações que despertem a consciência ambiental entre os cidadãos”, observou.

Andréia Simões
Assessoria da Câmara Municipal