Movimento para instalação de torre de celular em Varpa

Vereador Valdir visitou distrito para pedir apoio dos moradores em abaixo-assinado que será entregue à operadora de celular

Publicado em: 02 de junho de 2009

A instalação de uma torre para transmissão do sinal de celular no distrito de Varpa é uma reivindicação antiga dos moradores da comunidade, que ainda hoje estão impossibilitados de utilizar o telefone móvel. A localização do distrito, distante cerca de 17 Km de Tupã, impede que Varpa compartilhe o sinal com o município.

“Muitos visitantes reclamam que seus celulares não funcionam aqui”, diz um dos moradores, durante visita do vereador Valdir de Oliveira (PDT) ao distrito para iniciar abaixo-assinado em prol da instalação da torre. O objetivo é reunir forças para reforçar o pedido junto às operadoras e a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações).

O vereador também busca apoio político do deputado estadual Campos Machado para tentar viabilizar a instalação da torre. Na próxima semana, o vereador tentará agendar reunião com o deputado em São Paulo.

Além disso, Valdir se baseia na Lei Federal 9.472, de 16 de julho de 1997, que dispõe sobre a organização dos serviços de telecomunicações e criou o funcionamento da Anatel, o qual no artigo 3º diz que “o usuário dos serviços de telefonia tem direito ao acesso aos serviços de telecomunicação com padrões de qualidade e regularidade adequado a sua natureza, em qualquer ponto do território nacional”.

“Nossa intenção é reforçar o pedido dos moradores através do abaixo-assinado e mostrar a necessidade da torre para o distrito”, explica Valdir, que passou a tarde da última quinta (28) conversando com moradores de Varpa sobre o assunto.

Além de atender a comunidade, o sinal do celular beneficiaria o setor de turismo de Varpa, principalmente dos pequenos empresários do local. Com uma população estimada em cerca de 800 habitantes, Varpa chega a receber em média 500 visitantes durante os finais de semana e feriados, atraídos pelas belezas naturais e pelo encanto bucólico do local, sem contar a culinária, focada na produção de doces caseiros, defumados e produção de tomate seco, entre outros.

Para atender esses clientes, é preciso que o distrito tenha infraestrutura, e uma delas é o telefone celular, conforme ressalta Valdir. “Não há mais justificativas para não instalar a torre para distribuição do sinal no distrito”, observa Valdir. No passado, uma das justificativas para a não instalação da torre era o baixo número de aparelhos no distrito. “Por que compraríamos aparelhos se não temos o sinal?”, questiona outra moradora.

Andréia Simões
Assessoria da Câmara Municipal