Projeto cria o Dia Municipal da Ecologia e Meio Ambiente
De autoria da vereadora Dra. Lucília, objetivo da lei é ampliar as discussões sobre o tema no âmbito municipal
Publicado em: 02 de junho de 2009
De autoria da vereadora Dra. Lucília, objetivo da lei é ampliar as discussões sobre o tema no âmbito municipal
Tramita na Câmara Municipal o Projeto de Lei 20/09, de autoria da vereadora Dra. Lucília Donadelli (PV), que institui o Dia Municipal da Ecologia e do Meio Ambiente, a ser comemorado anualmente em 5 de junho, que é o Dia Mundial do Meio Ambiente.
O objetivo do projeto é justamente a utilizar a data mundial para ampliar as ações de conscientização sobre o assunto na cidade, como explica a vereadora.
“Celebrado de várias maneiras (paradas e concertos, competições ciclísticas ou até mesmo lançamentos de campanhas de limpeza nas cidades), esse dia é aproveitado em todo o mundo para chamar a atenção política para os problemas e para a necessidade urgente de ações. Com o dia municipal, conseguiríamos atrair ainda mais a atenção dos nossos moradores sobre a importância de mudarmos de atitude em benefício do planeta”.
De acordo com o projeto, os poderes legislativo e executivo do município estão autorizados a estimular e realizar campanhas de conscientização sobre a ecologia e preservação do meio ambiente, podendo ainda realizar parcerias com entidades assistenciais, empresas concessionárias de serviços públicos, associações sem fins lucrativos ou grupos de prestação de serviços à comunidade para o alcance deste objetivo.
A autora do projeto diz ainda que espera, com a aprovação da lei, atrair também a participação de segmentos organizados da comunidade nessas ações, que visam alertar os cidadãos sobre a importância de medidas muitas vezes simples, mas de fundamental importância para a preservação do meio ambiente.
“Se há assunto que consegue igualar todas as pessoas nesse planeta é a questão ambiental: o que acontece de um lado, para bem ou para mal, vai sempre afetar o outro”, observa.
Dra. Lucília lembra ainda que é importante a contribuição de cada um para a preservação das condições mínimas de vida na Terra, hoje e no futuro.
“Investir mais naquilo que temos de valioso, que é a nossa inteligência, para aprender a consumir menos o que precisamos economizar: os recursos naturais. E é sempre bom lembrar que o Brasil, identificado como um dos nove países-chave para a sustentabilidade do planeta, já é considerado uma superpotência ambiental”, analisa.
Por tudo isso, a vereadora defende seu projeto como forma de estimular as discussões e ações que visam a preservação do ecosistema e de trazer para o âmbito local tais questões.
Andréia Simões
Assessoria da Câmara Municipal
Publicado por: Andréia Simões
Cadastre-se e receba notícias em seu email