Ribeirão participa de fórum sobre economia em São Paulo
Evento promovido pela revista Exame reuniu os presidenciáveis Dilma Roussef e José Serra em debate sobre a construção do Brasil como a 5ª maior economia do mundo
Publicado em: 10 de junho de 2010
Evento promovido pela revista Exame reuniu os presidenciáveis Dilma Roussef e José Serra em debate sobre a construção do Brasil como a 5ª maior economia do mundo
No último dia 31 de maio o hotel Unique em São Paulo foi palco da segunda edição do Exame Fórum, evento promovido pela revista Exame que neste ano discutiu a construção do Brasil como a 5ª maior economia do mundo e reuniu os presidenciáveis José Serra e Dilma Roussef, além de um dos mais prestigiados economistas do mundo, Nouriel Roubini, do presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, além dos mais respeitados empresários do país, como Luiza Helena Trajano, do Magazine Luiza, Sérgio Gabrielli, da Petrobrás, e Eike Batista, bilionário que figura na lista da Forbes.
Dentro deste prestigiado grupo, que reuniu ainda economistas e políticos de renome do país, o presidente da Câmara Municipal, Antônio Alves de Sousa “Ribeirão”, representou o legislativo tupãense e fez uma avaliação bastante positiva do encontro: “Foi sem dúvida um dos eventos de maior prestígio do país, pois além de reunir os dois principais candidatos à Presidência da República, ainda contou com nomes importantes da economia brasileira e empresários responsáveis por comandar o PIB nacional”, observou.
Diante da nova posição que o Brasil passa a ocupar na economia mundial neste começo de século, o evento debateu desafios e metas do país que desponta como potência neste novo cenário mundial. Dos presidenciáveis, ouviu seus projetos para conduzir o país ao posto de 5ª economia mundial.
A pré-candidata petista à sucessão presidencial disse que a erradicação da pobreza no Brasil é necessária para transformar o país na quinta maior economia do mundo. “Tanto Dilma como Serra mostraram metas firmes para conduzir com competência a economia do Brasil”, comentou Ribeirão.
Impulsionado pelo crescimento constante e pouco afetado pela crise mundial, o Brasil destoa de outras economias e desponta como mercado promissor. Para responder quais as chances de o país se tornar uma potência econômica nas próximas décadas, o fórum convocou o presidente da RGE Monitor e um dos mais prestigiados economistas do mundo, Nouriel Roubini, apontado como um dos especialistas que previram a crise mundial.
Já o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, apresentou sua visão sobre o atual cenário macroeconômico, enquanto os presidente do Bradesco, Luiz Carlos Trabuco Cappi, e da Unilever Brasil, Kees Kruythoff, abordaram o panorama emergente do mercado interno, as possíveis mudanças na economia brasileira e na condução dos negócios.
As condições de infraestrutura do país foram examinadas por representantes de setores estratégicos da economia brasileira, como Eike Batista, CEO do grupo EBX, e o presidente da Odebrecht, Marcelo Bahia Odebrecht. Os recursos energéticos, bem como sua disponibilidade e distribuição, foram tema da discussão reuniu os presidentes da Petrobras, José Sergio Gabrielli de Azevedo, e Marcos Jank, da União da Indústria de Cana-de-Açúcar.
O impacto da bolsa de valores na economia brasileira encerrou o Exame Fórum, com a presença do diretor de pesquisa e projeto de negócios da BM&F Bovespa, Bernard Appy, do presidente da Quest Investimentos, Luiz Carlos Mendonça de Barros e do diretor do Credit-Suisse, José Olympio.
Andréia Simões
Assessoria da Câmara Municipal
Publicado por: Andréia Simões
Cadastre-se e receba notícias em seu email