Autor realiza noite de autógrafo de biografia de Plínio Marcos
Evento promovido pela livraria Belas Artes e com apoio do vereador Luis Carlos Sanches reuniu autoridades, educadores e representantes da classe teatral de Tupã
Publicado em: 14 de julho de 2010
Evento promovido pela livraria Belas Artes e com apoio do vereador Luis Carlos Sanches reuniu autoridades, educadores e representantes da classe teatral de Tupã
A livraria Belas Artes, com apoio do vereador Luis Carlos Sanches e dos grupos teatrais Fênix de Teatro, Agora Cultural e Ágape Produções Artísticas, promoveu no último dia 9 de julho noite de autógrafos com o escritor e diretor de teatro Oswaldo Mendes, para lançamento do seu livro Bendito e Maldito, biografia de Plínio Marcos.
O evento contou ainda com palestra do autor sobre a vida de Plínio Marcos e a produção teatral do país e reuniu autoridades como o prefeito Waldemir Gonçalves Lopes e a primeira-dama Neusa Assad Gonçalves, a ex-secretária de Cultura do município e irmã do autor, Enedina Tereza Ramos da Luz, além de educadores e representantes do teatro de Tupã.
A realização da noite de autógrafos com o autor da biografia de um dos nomes mais respeitados do teatro brasileiro foi uma reivindicação da comunidade teatral de Tupã que ganhou apoio do vereador Luis Carlos e da livraria Belas Artes.
“O escritor Oswaldo Mendes é figura destacada tanto no campo do jornalismo como no do teatro, típico representante da geração que despertava para a vida quando o país sofreu o golpe militar de 1964 e que lutou durante os 20 anos seguintes pelo restabelecimento da normalidade democrática”, observa o vereador.
A importância de Plínio Marcos é tanta que sua obra foi traduzida, publicada e encenada em francês, espanhol, inglês e alemão e estudada em teses de sociolinguística, semiologia, psicologia da religião, dramaturgia e filosofia, em universidades do Brasil e do exterior.
Plínio Marcos recebeu os principais prêmios nacionais em todas as atividades que abraçou: no teatro, cinema, televisão e literatura, como ator, diretor, escritor e dramaturgo. Morreu aos 64 anos, na cidade de São Paulo, por falência múltipla dos órgãos em decorrência de um derrame.
Já o autor Oswaldo Mendes, que nasceu em Marília, é também jornalista, ator e diretor de teatro, formado em 1971 pela Escola de Arte Dramática da Universidade de São Paulo. Seu currículo é marcado por vários prêmios importantes e presença criativa no campo desde 1970 – seu primeiro trabalho de direção foi o da peça Fim de Jogo, de Samuel Beckett.
Há seis anos integra o grupo Arte Ciência no Palco, um dos pouquíssimos do país empenhados no desenvolvimento sistemático de um teatro de conteúdo intelectual, sério e estimulante.
Como jornalista profissional, de 1966 a 1992 ocupou cargos importantes na imprensa paulistana, principalmente na "Última Hora" e na "Folha de S. Paulo" – onde foi editor do "Folhetim" e depois subsecretário da "Folha" –, e mais tarde como editor de cultura da revista "Visão". Osvaldo Mendes foi um dos fundadores da Associação Paulista de Críticos de Arte e desde 2001 integra o núcleo Arte Ciência no Palco.
Em nome dos grupos teatrais o vereador Luis Carlos Sanches agradeceu o apoio do empresário Nelson Gonçalves Sant´ana Junior pela gentileza em ceder o espaço da livraria Belas Artes para a noite de autógrafos.
Publicado por: Andréia Simões
Cadastre-se e receba notícias em seu email