Manzano apoia pauta de reivindicações dos médicos

Categoria assinou Manifesto dos Médicos à Nação, onde apresenta pauta de reivindicações aos candidatos às eleições de outubro

Publicado em: 11 de agosto de 2010

Categoria assinou Manifesto dos Médicos à Nação, onde apresenta pauta de reivindicações aos candidatos às eleições de outubro


A Câmara aprovou Moção de Apoio do vereador Valdemar Manzano (PPS) ao Manifesto dos Médicos à Nação, pauta de reivindicações da categoria que será entregue ao Ministério da Saúde e aos candidatos às eleições de outubro.

O texto elaborado durante o XII Encontro Nacional das Entidades Médicas, realizado em Brasília entre os dias 28 e 30 de julho, tem como principais temas o financiamento à saúde, a educação médica e a remuneração dos profissionais pelo SUS (Sistema Único de Saúde) e pelas administradoras de planos de saúde.

“Uma das principais questões abordadas na carta é a agilidade para regulamentação da Emenda 29, que é a única forma de garantir a aplicação dos recursos em saúde e a melhora do atendimento à população", disse o vereador Manzano, que tomou conhecimento da carta através do jornal O Estado de São Paulo, que publicou na íntegra o documento na edição de 4 de agosto.

O vereador considera de extrema importância o manifesto justamente por alertar os candidatos ao Legislativo e Executivo para os graves problemas que afetam a saúde no país, prejudicada pela superlotação nas unidades públicas e pekla falta de condições de trabalho oferecidas aos médicos.

“Esses dois problemas vêm prejudicando o atendimento dos pacientes e sobrecarregando os profissionais da medicina. Diante da premissa de que a saúde pública é um direito do cidadão e dever do Estado, este Legislativo comunga com a pauta constante no Manifesto dos Médicos à Nação, consubstanciada em seus nove itens. E neste momento em que os políticos postulam os mais altos cargos nos poderes Executivo e Legislativo, necessário se faz estarem comprometidos com os problemas que se relacionam com a saúde pública e os profissionais da área”, justifica Manzano.

A moção ganhou o apoio da vereadora Dra. Lucília (PV), que agradeceu Manzano pela iniciativa e reforçou as reivindicações da categoria contidas no manifesto, que na sua opinião, representa um documento em defesa da ética profissional e da saúde da população..

Segundo ela, os problemas abordados no manifesto contribuem para a grave crise da saúde pública brasileira, situação que não é diferente em Tupã. “Os médicos estão desistindo de atender pelo SUS e os que permanecem são sobrecarregados e vivem em constante sobressalto, medo e pressão social. Apesar dos esforços do nosso prefeito e do secretário de saúde temos hoje aqui em nossa cidade várias unidades de saúde sem médicos ou com quadro incompleto de profissionais, o que causa descontentamento entre a classe médica e também entre a população”, observa.

 


Publicado por: Andréia Simões

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!