Delegada Telma Tulim anuncia aposentadoria da Polícia Civil

Depois de quase 21 anos dedicados à Polícia Civil, delegada e vereadora diz que agora há novos caminhos para trilhar

Publicado em: 13 de outubro de 2010

Depois de quase 21 anos de atuação na Polícia Civil, 19 deles dedicados às delegacias de Defesa da Mulher, a delegada Telma Tulim anuncia sua aposentadoria, já publicada no Diário Oficial. “Chegou a hora de parar. Neste momento, estou terminando uma etapa muito importante da minha vida e me aposentando como Delegada de Polícia”, diz.

Telma Tulim ingressou na carreira policial em 1989 como escrivã na Delegacia de Defesa da Mulher de Tupã. Na época, cursava o 2º ano da Faculdade de Direito da Alta Paulista (FADAP). Em 1993 assume o cargo de delegada de polícia na DDM de Espírito Santo do Pinhal. 

Como delegada, atuou também nas cidades de São Roque e Paraguaçu Paulista. Somente em 1998 retorna à Tupã para assumir o comando da DDM local, onde permaneceu até meados deste ano, quando auxiliou na implantação do NECRIM (Núcleo Especial Criminal) no município.

Sua trajetória na Polícia Civil confunde-se com o fortalecimento das delegacias de Defesa da Mulher, unidades especializadas criadas no Estado pelo governo Franco Montoro em 1985. “Atuando na Delegacia de Defesa da Mulher nesses municípios todos foi que me deparei com problemas familiares sérios, profundos e que às vezes pareciam não ter solução”, relembra. 

A delegada conta que foram muitas as histórias que a fizeram rir, chorar, assustar e questionar. “Foram muitas lágrimas que vi serem derramadas por mães angustiadas com seus filhos desviados do bom caminho; por mulheres que viam seus lares sendo desfeitos em virtude da agressividade de seus companheiros; por idosos maltratados pelos próprios filhos; por crianças vítimas de maus tratos e violência sexual”, relata.

Dessas experiências nasceu a vontade de atuar na política e ampliar a luta pela garantia dos direitos da mulher e da criança e pela defesa de suas integridades. Vereadora pelo segundo mandato, Telma Tulim pretende intensificar sua atuação na Câmara Municipal. 

“Tenho muitos projetos sociais para ampliar, com ênfase na implantação da “Casa de Maria”, um Centro de Atendimento à Mulher Vítima de Violência e sua família, além da instalação do Núcleo de Apoio e Reeducação para atendimento ao agressor e a criação da Central de Voluntários. Enfim, o trabalho voluntário continua, pois sempre há muitos sonhos a serem realizados”, afirma.

Telma Tulim contabiliza esses quase 21 anos de trabalho policial, onde foram mais de 25 mil pessoas atendidas, muitas investigações, prisões, plantões noturnos, nos finais de semana e feriados, e faz um agradecimento especial às equipes que conviveram com ela nessas duas décadas.

“Agradeço aos companheiros delegados de polícia e demais policiais civis que comigo compartilharam esse trabalho, bem como os policiais militares, à equipe de Perícias Criminalísticas e do Instituto Médico Legal, colaboradores imprescindíveis no esclarecimento dos crimes, e em especial à equipe da DDM de Tupã, pois nada seria realizado sem pessoas competentes e comprometidas, sempre com a finalidade de esclarecer os fatos e amparar aqueles que mais necessitam”, finaliza.
 


Publicado por: Andréia Simões

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!