Telma Tulim quer programa de uso racional da água em Tupã

Vereadora diz que apesar dos esforços ainda há muito desperdício de água no dia a dia

Publicado em: 27 de outubro de 2010

Preocupada com o consumo cada vez maior da água pela população mundial, a Sabesp adotou política de incentivo ao uso racional dos recursos hídricos que consiste em promover mudanças para evitar o desperdício.

Denominado Programa de Uso Racional da Água (PURA), a iniciativa tem como principal objetivo atuar na demanda de consumo de água, incentivando o uso racional por meio de ações tecnológicas e medidas de conscientização dos clientes para enfrentar a escassez de recursos hídricos. O programa tem como seu foco principal as bacias hidrográficas com condições críticas de disponibilidade hídrica.

A proposta despertou o interesse da vereadora Telma Tulim (PSDB), que está solicitando ao prefeito Waldemir a implantação deste programa em Tupã. “Ações como esta são importantes para inclusive alertar a população de que o nosso planeta vive ciclos hidrológicos e que a água, finita, está cada vez mais rara e cara”, observa.

A cada dia a água torna-se escassa para atender as necessidades das grandes metrópoles. Isso se deve ao crescimento demográfico e à mudança na intensidade de consumo, com o acréscimo de mais equipamentos domésticos que necessitam de água para o funcionamento.

“Apesar dos esforços ainda desperdiçamos muito água no nosso dia a dia. É preciso que cada um de nós reflita sobre o que está fazendo para economizar água”, analisa a vereadora. Dentro desta linha de pensamento o PURA também objetiva conscientizar a população da questão ambiental visando mudanças de hábitos e eliminação de vícios de desperdício com foco na conservação e consequente aumento da disponibilidade do recurso água.

O programa visa ainda prorrogar a vida útil dos mananciais existentes de modo a garantir a curto e médio prazo o fornecimento da água necessária à população e reduzir os custos do tratamento de esgoto ao diminuir o volume lançado na rede pública.

Ao adotar tais ações, a Sabesp diz que o programa proporcionará maior oferta de água para atender a um número maior de usuários, permitirá a redução dos investimentos na captação de água em mananciais cada vez mais distantes das concentrações urbanas e diminuirá os investimentos para atender às demandas em horários com picos de consumo.

Além disso, o programa trará maior oferta de água para áreas deficientes de abastecimento, promoverá a redução do volume de água a ser captada e tratada, bem como a diminuição do volume de esgotos coletados e tratados e do consumo de energia elétrica, e garantirá o fornecimento ininterrupto da água para o usuário.

Publicado por: Andréia Simões