Dra. Lucília sugere lei de arborização urbana

Sugestão da vereadora visa incentivar plantio de árvores e ao mesmo tempo conscientizar população sobre sua importância

Publicado em: 16 de novembro de 2010

A vereadora Dra. Lucília Donadelli (PV) está sugerindo ao secretário municipal do Meio Ambiente, Eliseu Borsari, elaboração de projeto de lei visando a arborização urbana. Objetivo, além de incentivar o plantio de árvores na cidade, é conscientizar a população sobre a importância das áreas verdes para o meio ambiente.

“Com o plantio de árvores podemos reduzir o efeito do aquecimento global, já que elas atuam como coletoras de gás carbônico. Em 50 anos, uma árvore pode gerar R$ 72 mil em oxigênio, pode reciclar água que teria um custo de R$ 84 mil e limpar o ar a um valor de R$ 150 mil, ou seja, um total de quase R$ 300 mil por árvore sem levar em conta outros benefícios adicionais”, explica a vereadora do Partido Verde.

Além da questão do meio ambiente, as árvores evitam ou reduzem a erosão do solo e a contaminação da água, contribuem para as correntes subterrâneas e para a manutenção dos rios.

Dependendo de sua situação, espécie, tamanho e estado, a sombra das árvores pode reduzir os gastos em ar condicionado de edifícios residenciais e comerciais entre 15% e 50%. As árvores são um meio de “refrigeração” natural que reduz a necessidade da construção de diques, centrais hidrelétricas e nucleares. Os arbustos plantados ao redor das casas protegem do vento e da neve e podem reduzir o gasto necessário em calefação em até 30%.

“A sombra das árvores refresca as ruas e os estacionamentos, já que as cidades são autênticas “ilhas de calor” que costumam registrar entre 5 e 9 graus a mais de temperatura que as zonas ao seu redor. Além disso, as árvores e os arbustos de uma zona residencial ou comercial, bem colocados e cuidados, podem aumentar significativamente o valor dos imóveis”, avalia a Dra. Lucília, que baseada nessas informações sugere a elaboração de um projeto de lei para incentivar a arborização no município.

Publicado por: Andréia Simões