Câmara parabeniza deputada mirim

Ex-vereadora mirim, Ariane Abreu Tsutsumi presidiu a edição 2010 do Parlamento Jovem Paulista na Assembleia Legislativa

Publicado em: 17 de novembro de 2010

A Câmara Municipal aprovou Moção de Congratulações apresentada pelos vereadores da comissão executiva do Parlamento Jovem, Luis Carlos Sanches (PTB), Lucas Machado (PSDB) e Ninha Fresneda (PSDB), à estudante tupãense Ariane Abreu Tsutsumi, por presidir a 11ª edição do Parlamento Jovem Paulista, iniciativa da Assembleia Legislativa do Estado, que concede a 94 alunos de todo o estado a oportunidade de viver por um dia a função de deputado.

Ex-vereadora mirim da edição 2008 do Parlamento Jovem da Câmara Municipal e aluna do 9º ano do ensino fundamental do Colégio Adventista, Ariane foi a única representante de Tupã na edição 2010 do Parlamento Paulista, realizada nos dias 5 e 6 de novembro. Ela também se candidatou ao cargo de presidente daquele parlamento mirim e foi eleita com 60 dos 94 votos possíveis.

“Ariane foi muito aplaudida e presidiu o Parlamento Jovem Paulista com desenvoltura, destacando-se sozinha no meio de 94 jovens vindos de diversas partes do Estado. Para nós, que acompanhamos a posse, foi motivo de orgulho ver aquela menina discursando com o coração e falando de Tupã para um plenário lotado”, relata o vereador Luis Carlos, que acompanhou a posse dos deputados mirins em São Paulo junto com os dez vereadores mirins do Parlamento Jovem de Tupã.

“Quando vereadora mirim, Ariane também se destacou, demonstrando capacidade como agente política e parlamentar, além de extrema dedicação e aguçado espírito crítico, marcado sempre por um senso de liderança muito forte, virtudes incomuns para a maioria dos estudantes de sua faixa etária”, observa Lucas Machado.

O Parlamento Jovem Paulista foi instituído pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo com o objetivo principal de possibilitar aos estudantes uma visão de alguns aspectos da democracia. A intenção é oferecer, pela vivência de um dia de sessão parlamentar, esclarecimentos sobre a razão de ser, as funções e o cotidiano do Poder Legislativo.

Este “programa da cidadania” foi instituído em 1999 por iniciativa dos deputados estaduais, César Calegari e Célia Leão. O projeto tem sua sede na capital do Estado e o recinto de seus trabalhos no Plenário “Juscelino Kubitscheck” da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.

“Vale frisar que o Parlamento Jovem Paulista é constituído por 94 deputados estaduais mirins, eleitos entre estudantes da 5ª a 8ª série do ensino fundamental e da 1ª a 3ª série do ensino médio, tanto das escolas públicas como privadas do Estado”, ressalta Ninha Fresneda.

Publicado por: Andréia Simões