Dra. Lucília quer programa de acessibilidade comunicacional

Vereadora afirma que programa promoveria acessibilidade digital a todos os portadores de deficiências do município

Publicado em: 22 de novembro de 2010

Por meio de indicação encaminhada ao prefeito Waldemir e às secretárias municipais Carla Ortega (Educação) e Aracélis Goes Morales (Cultura e Turismo), a vereadora Dra. Lucília Donadelli (PV) solicita a implantação de um programa de acessibilidade comunicacional no município.

A vereadora explica que seu pedido visa aquisição de um software chamado Daisy, sigla em inglês para “Sistema Digital de Informação Acessível”, que permite a acessibilidade digital para portadores de deficiência visual e auditiva.

Os livros em formato Daisy permitem a navegação no texto escrito ou falado por meio de um aplicativo de leitura instalado no computador ou outro suporte eletrônico, além da reprodução em áudio. O padrão Daisy possibilita a geração de livros digitais falados e sua reprodução em áudio, gravado ou sintetizado, com plena interação entre o leitor e o texto, além de reprodução sincronizada de trechos selecionados, o recuo e o avanço de parágrafos e a busca de seções ou capítulos.

O programa possibilita ainda anexar anotações aos arquivos do livro, exportar o texto para impressão em braile, bem como a leitura em caracteres ampliados. Todo texto é indexado, facilitando, assim, a manipulação por meio de índices ou buscas rápidas.

“Este programa utiliza a tecnologia mais avançada para promover a acessibilidade digital plena e irrestrita para os portadores de deficiência visual e auditiva. Ao adquirir este programa, o nosso município estará ampliando sua política de acessibilidade e permitindo que mais pessoas até então excluídas do mundo digital em razão de suas deficiências sejam agora inseridas neste mundo”, justifica a vereadora.

Publicado por: Andréia Simões