Danilo Aguillar enaltece Dia Nacional da Consciência Negra

Data é celebrada em 20 de novembro para saudar contribuição dos negros na formação e desenvolvimento do país

Publicado em: 24 de novembro de 2010

No último dia 20 foi comemorado em todo o país o Dia Nacional da Consciência Negra, data escolhida para celebrar a importância da contribuição dos negros para a formação e desenvolvimento do país por ter sido o dia da morte do líder negro Zumbi dos Palmares em 1695.

Considerado um herói da resistência antiescravagista no período colonial, Zumbi foi líder do Quilombo dos Palmares, em Alagoas, o maior da história do Brasil, que durou mais de 60 anos e chegou a abrigar, segundo historiadores, cerca de 20 mil pessoas.

Para lembrar a data, a Câmara aprovou Moção de Congratulações do vereador Danilo Aguillar (PSB) à Associação da Comunidade Afro-Brasileira de Tupã e Região e ao Projeto União do Movimento Negro de Tupã (UMONT), enaltecendo a data, cuja finalidade é proporcionar a oportunidade de reflexão sobre o preconceito ainda existente na sociedade brasileira.

“A criação desta data foi importante, pois serve como um momento de conscientização e reflexão sobre a importância da cultura e do povo africano na formação da cultural nacional. Os negros colaboraram muito, durante nossa história, nos aspectos políticos, sociais, gastronômicos e religiosos de nosso país e justamente por isso representam muito para o nosso país e a nossa sociedade”, lembrou Danilo.

Feriado nacional

O Dia Nacional da Consciência Negra poderá ser comemorado como feriado nacional. Projeto nesse sentido deve ser votado na próxima reunião da Comissão de Assuntos Sociais do Senado e, sem seguida, apreciado em Plenário.

A data já reconhecida e celebrada como feriado em 225 cidades de 11 estados, inclusive três capitais (São Paulo, Rio de Janeiro e Cuiabá). O projeto original que instituiu o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra (PLS 520/03) previa apenas a data, mas não o feriado. Aprovado pelo Senado, o texto foi enviado à Câmara dos Deputados e apensado a outra proposta (PLS 302/2004), que propunha o dia 20 de novembro como feriado nacional.

Os deputados elaboraram texto substitutivo dos projetos, instituindo não só a data, como também o feriado. Enviado para nova votação no Senado, o projeto passou pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE), que rejeitou a criação do feriado, mantendo a proposta original. Na Comissão de Assuntos Sociais, entretanto, onde a proposta poderá ser votada na próxima reunião, o relator, senador Paulo Paim, apresenta parecer favorável à criação do feriado.

Segundo Paim, "é necessário avançar nesta questão e fazer com que a data dedicada ao tema 'consciência negra' seja equiparada a outras, essenciais para a sociedade brasileira, como o dia 21 de abril, dedicado a Tiradentes e às causas libertárias; o dia 7 de setembro, marco da independência nacional; e o dia 15 de novembro, em que se celebra o fato de maior relevância da história da República" - justifica, em seu parecer.

Publicado por: Andréia Simões