Parlamento Jovem - Presidente institui cronograma de atividades e inicia visitas as escolas

Publicado em: 21 de fevereiro de 2011

Objetivo é conscientizar adolescentes sobre importância da participação política

Através de um ato da mesa diretora da Câmara Municipal, o presidente Luís Carlos Sanches instituiu ontem o cronograma de atividades da oitava edição do Parlamento Jovem de Tupã. “Estamos dando início a uma das atividades mais importantes desta casa que é trazer os adolescentes para o convívio deste legislativo e ao mesmo tempo mostrar a sociedade que a Câmara Municipal quer e precisa da participação de todos na construção de uma cidade mais digna para que todos nós possamos viver”, disse o presidente.
            De acordo com o cronograma divulgado, de 28 de fevereiro até o dia 18 de março será o peeríodo em que a Comissão Executiva do Parlamento Jovem realizará visitas às escolas, lembrando que fazem parte da Comissão do Parlamento Jovem os vereadores Ribeirão, que é o presidente, Ninha Fresneda e Lucas Machado membros integrantes.
            O período de 21 de março até1º de abril será dedicado a elaboração dos projetos nas escolas. O dia 4 de abril foi estipulado pelo ato da mesa da Câmara Municipal como o prazo final para a entrega dos projetos. A partir do dia 5 de abril será a fase em que serão analisados, discutidos, aprovados e escolhidos os 10 melhores projetos apresentados. Dia 6, data em que serão divulgados na imprensa local o resultado da escolha feita pela Comissão Executiva do Parlamento Jovem. E no dia 7 de abril acontecem as atividades do dia da diplomação e posse dos Vereadores mirins.

ATIVIDADES
            Os trabalhos dentro do Parlamento Jovem 2011 acontecerão em dois dias. No dia 7 de abril, às 19h30min está marcado como o horário em que os alunos deverão comparecer na Câmara Municipal de Tupã para cadastramento prévio no setor de protocolo; 20 horas – Início da solenidade de diplomação e posse dos vereadores mirins; 21h30min – Coquetel na sede da Câmara Municipal de Tupã.
            No dia 8 de abril, sexta feira, acontecem as atividades do dia da execução dos trabalhos legislativos. 8h30min – Recepção aos vereadores mirins e entrega do cronograma das atividades e das cópias dos projetos apresentados; 9 horas – Reunião da Comissão Executiva do Parlamento Jovem com os vereadores mirins.; 10 horas – Início dos trabalhos parlamentares para a eleição e posse da Mesa Diretora do Parlamento Jovem 2011; 10h30min – Leitura dos projetos apresentados; 11 horas – Visita dos vereadores mirins ao Gabinete do Prefeito Municipal; 12 horas – Intervalo para almoço; 14 horas – Retorno aos trabalhos parlamentares para a discussão e votação dos projetos apresentados; 16 horas – Palestra sobre o tema “Democracia e Cidadania”, proferida pelo Dr. Édi Carlos Reinas Moreno, Secretário Jurídico do Poder Legislativo de Tupã; e 17 horas – Finalização dos trabalhos.
            Segundo o presidente da Câmara, serão dois dias de muito trabalho e de aprendizado para os adolescentes escolhidos para o Parlamento Jovem 2011. “Queremos que estes adolescentes conheçam a fundo o trabalho desta casa e que se tornem multiplicadores do que aprenderam, para que seus pais e a comunidade saiba que esta Câmara Municipal está aberta a todos, para receber idéias, sugestões e críticas construtivas”, disse Luis Carlos.

VISITAS
            Ainda na manhã de ontem os três vereadores que compõe a comissão, acompanhados do presidente da Casa, Luis Carlos Sanches, estiveram visitando as escolas estaduais Joaquim Abarca, Souza Leão e Índia Vanuíre. Eles foram falar aos alunos das oitavas séries sobre o Parlamento Jovem, sua importância e como os alunos podem participar.
            O vereador Ribeirão, que preside a Comissão do Parlamento Jovem 2011 disse aos alunos e professores que a participação da sociedade será muito importante para o debate das idéias e a busca de soluções. “tudo que acontece na cidade tem a participação política e nós vereadores temos papel fundamental pois votamos e aprovamos leis que melhoram a vida de todos. Queremos os adolescentes participando pois serão futuros legisladores e lideranças políticas”, disse.
            O vereador Lucas Machado lembrou que também não se interessava por política, mas que passou a conhecer melhor e discutir os problemas e acha que todos devem participar. “Eu e meus amigos procuramos saber sobre política, formamos um grupo unido e começamos a discutir, até que resolvemos ter um candidato, que foi eu e me elegi muito jovem, com apenas 22 anos. Hoje sei a importância que a política tem na vida de todos nós”.
            O vereador Ninha lembrou que a política entrou eu sua vida por acaso, mas que nestes três mandatos aprendeu muito e sabe que sem participação na vida política as pessoas não mudam o que acham errado. “Hoje sei que tudo que acontece tem a participação de políticos e se queremos um mundo melhor para nossos filhos precisamos nos envolver, discutir e agir politicamente”, enfatizou.

Rogério Silva

Publicado por: Rogério Silva