Ninha Fresneda solicita verba para aquisição de um Tomógrafo Helicoidal para o Hosp. São Francisco

O vereador Ninha Fresneda solicitou verba pública federal de r$ 500.000,00 reais para a aquisição de um tomógrafo helicoidal para o Hospital São Francisco de Assis de Tupã.

Publicado em: 22 de março de 2011

Ninha Fresneda solicita verba para aquisição de um Tomógrafo Helicoidal para o Hospital São Francisco.

Na sessão realizada no último dia 15 de março, o vereador Ninha Fresneda solicitou junto ao Deputado Federal Cândido Vacarezza a destinação de verba pública federal no montante de r$ 500.000,00 (quinhentos mil reais) para a aquisição de um tomógrafo helicoidal para a Sociedade Beneficiente São Francisco de Assis de Tupã.
O equipamento solicitado será de grande importância não só para esse hospital, mas para a nossa cidade e região, pois nenhum hospital em nossa micro-região possui esse aparelho. Isso obriga as pessoas que precisam fazer esse exame a se locomoverem até cidades maiores da região. Com a vinda deste aparelho, esse procedimento passará a ser feito aqui, ganhando tempo na luta pela vida.
A tomografia computadorizada helicoidal permite realização da imagem e injeção do meio de contraste simultaneamente, de modo que as imagens possam ser adquiridas durante fases específicas do realce pelo meio de contraste.
É um avanço técnico que permite imagens mais rápidas e precisas do que a tomografia computadorizada padrão. Suas aplicações clínicas incluem todas as aplicações da tomografia computadorizada convencional no tórax, abdome e sistema músculo-esquelético, além de uma variedade de novas aplicações como angiotomografia e imagem tridimensional.
A tomografia computadorizada helicoidal é o estudo de escolha na avaliação de patologias pulmonares, tem numerosas aplicações no fígado, pâncreas, rins e outros órgãos abdominais e é de grande valor na avaliação do trauma.
A TC helicoidal fornece um estudo simples, rápido e menos invasivo para o paciente. Os tempos de exames estão entre 40 e 80 segundos, com o paciente no aparelho por no máximo 5 a 10 minutos. Isto reduz o tempo necessário de colaboração do paciente pela metade. A habilidade de adquirir um conjunto de dados durante uma única respiração, tem significado numa variedade de aplicações no tórax, pulmão e fígado.

GLÁUCIO TOLENTINO
ASSESSORIA CÂMARA MUNICIPAL DE TUPÃ.

Publicado por: Gláucio Tolentino