Telma Tulim defende a implantação de Centro de Atenção Psicossocial em Tupã.

A Vereadora Telma Tulim (PSDB) reiterou indicação ao prefeito Waldemir e ao Secretário de Saúde, Antonio Brito, solicitando estudos para a implantação de um Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) em Tupã.

Publicado em: 22 de março de 2011

Telma Tulim defende a implantação de Centro de Atenção Psicossocial em Tupã.

Objetivo é oferecer atendimento psicológico gratuito aos dependentes químicos, realizar o acompanhamento clínico e a reinserção social dos mesmos através do acesso ao trabalho, lazer, exercício dos direitos civis e fortalecimento dos laços familiares e comunitários.
“O avanço da dependência química no Brasil é assustador. E o crack, brutalmente devastador, ocupa o primeiro lugar no mapa da morte. As estimativas mais conservadoras são de que o consumo do crack leve cerca de trezentas (300) mil pessoas à morte nos próximos seis anos. Essas informações foram divulgadas pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), com base num estudo de amplitude nacional”, observa Telma Tulim.
Os Centros de Atenção Psicossocial, entre todos os dispositivos de atenção à saúde mental, têm valor estratégico para a Reforma Psiquiátrica Brasileira. Com a criação desses centros, possibilita-se a organização de uma rede substitutiva ao hospital psiquiátrico no país.
Entre as inúmeras funções do CAPS, está o atendimento clínico em regime de atenção diária para evitar as internações em hospitais psiquiátricos. Dessa maneira, esse serviço dá suporte à saúde mental na rede básica, articulando estrategicamente as políticas para o setor no município.
A proposta de cuidado ao portador de transtorno mental no interior dos CAPS é baseada em ações que visam a sua reabilitação psicossocial, pela busca de autonomia e de cidadania, ressaltando a integridade e as influências biopsicossociais no tratamento a ser executado.
“O CAPS é um serviço de saúde municipal, aberto e comunitário, que promove um trabalho de recuperação de jovens que infelizmente se tornaram usuários de entorpecentes, um problema grave que cresce no meio da nossa sociedade. O problema das drogas é uma questão de saúde pública e justamente por isso defendemos a implantação desse centro”, justifica a vereadora
Dessa forma o CAPS será um instrumento que viabiliza a relação entre a família e usuário e entre o usuário e a instituição, incentivando a participação dos familiares, profissionais, e da comunidade nos projetos propostos a fim de gerar uma parceria.
“Uma pessoa recuperada tem o brilho dos olhos recuperado. E com a cabeça erguida e a dignidade resgatada segue sua vida em paz e sonha com um bom futuro, resgata a esperança. E a mão que salva essa pessoa vem, normalmente, de instituições idôneas que rompem o círculo vicioso e cria um círculo virtuoso da recuperação e ressocialização de números adictos”, finaliza a vereadora.

GLÁUCIO TOLENTINO

ASSESSORIA CÂMARA MUNICIPAL DE TUPÃ.

Publicado por: Gláucio Tolentino