Sancionada a lei que institui Dia do Doador de Medula Óssea

O prefeito Waldemir Gonçalves Lopes sancionou, na última sexta-feira, o projeto de lei 49/2010, de autoria do vereador Lucas Machado, que institui o Dia do Doador de Medula Óssea.

Publicado em: 16 de maio de 2011

O prefeito Waldemir Gonçalves Lopes sancionou, na última sexta-feira, o projeto de lei 49/2010, de autoria do vereador Lucas Machado, que institui o Dia do Doador de Medula Óssea, a ser comemorado, anualmente, no dia 22 de julho. A cerimônia de assinatura, realizada na sala de reuniões da Prefeitura, contou com a participação de representantes do Demolay, Filhas de Jó, Interact, Rotaract, Leo Clube e Escola Técnica Estadual “Professor Massuyuki Kawano” e da vereadora Telma Tulin.
Durante a cerimônia, o vereador Lucas Machado agradeceu os parceiros que participaram, no ano passado, da Campanha de Cadastramento de Doadores de Medula Óssea em Tupã. “Em cinco dias de campanha, 2.021 pessoas se cadastraram como doares. Já conversei com os parceiros para realizar a campanha de 2011. Nosso objetivo é ampliar o número de doadores”, informou.
Segundo o Instituto Nacional do Câncer, a chance de se encontrar uma medula óssea compatível com a de outra pessoa no Brasil é de apenas uma em cem mil. O vereador Lucas Machado defendeu a realização de campanhas para a captação de doadores. “Quanto maior o número de doadores, maior a probabilidade de se encontrar o doador ideal”, observou.
Em 2010, a campanha de cadastramento contou com o apoio do Hospital de Câncer de Barretos, da Prefeitura de Tupã e dos clubes de serviço Demolay, Filhas de Jó, Interact, Rotaract e Leo Clube. Representando os parceiros da campanha do ano passado, Wilson Quiles elogiou o vereador Lucas por elaborar o projeto de lei e o prefeito Waldemir por sancionar a lei. “Esperamos ampliar o número de doadores”, disse.
Já o prefeito Waldemir Gonçalves Lopes observou que é preciso envolver todos os segmentos da sociedade na Campanha de Cadastramento de Doadores de Medula Óssea para ampliar o número de doadores. O chefe do Executivo agradeceu ao vereador Lucas pela iniciativa e aos demais vereadores por terem aprovado o projeto de lei.

Doação

A medula óssea é um tecido gorduroso que se localiza na parte interna dos ossos que contém as células-mãe que dão origem aos glóbulos vermelhos, plaquetas e glóbulos brancos que são responsáveis pela defesa do organismo. Pessoas que têm doenças que comprometem a produção do sangue pela medula, como leucemias aplasias medulares e também crianças com algumas doenças genéticas, necessitam de transplante.
Para ser doador de medula óssea é preciso ter entre 18 e 55 anos e estar em boas condições de saúde, preencher um cadastro com dados completos, coletar uma pequena amostra de sangue (10 ml) para um teste a fim de identificar a sua tipagem genética que se chama HLA.
Seus dados, juntamente com o resultado do exame HLA, serão encaminhados ao banco de dados do REDOME. No registro de Doadores de Medula ficam registradas as pessoas interessadas em serem doadores de medula. Sempre que houver um paciente necessitado de transplante e que não tenha sido encontrado um doador compatível na família, os médicos podem consultar esse registro. Realiza-se a busca e, encontrando-se alguém compatível, o doador será convocado.

Assessor de Imprensa

Publicado por: Tiago Pettenuci, assessor de imprensa