Vereador Valdir defende inclusão da Comitiva dos Tropeiros no calendário estadual de eventos

O vereador Valdir comemora o sucesso da Comitiva dos Tropeiros.O parlamentar defende a inclusão da cavalgada no calendário oficial de eventos do Estado.

Publicado em: 10 de maio de 2012

Incentivador da cultura tropeira em Tupã, o vereador Valdir de Oliveira Mendes comemora o sucesso da terceira edição da Comitiva dos Tropeiros, que ocorreu nos dias 4, 5 e 6 de maio. Além de apoiar a realização deste evento, o parlamentar defende a inclusão da cavalgada no calendário oficial de eventos do Estado de São Paulo.

De acordo com o vereador Valdir, a Comitiva dos Tropeiros se tornou um dos principais eventos da estância turística de Tupã. “Neste ano, mais de mil pessoas participaram da cavalgada. O evento reuniu cavaleiros de mais de 30 cidades da região, inclusive do Paraná. A administração municipal está de parabéns pela organização de mais uma comitiva que já faz parte da tradição de Tupã, tanto que o número de participantes tem aumentado a cada ano. É importante destacar também o empenho do Luiz Gonzaga Tovo, Nanguinho, que foi um dos pioneiros da cavalgada”, comenta.

Para que a Comitiva dos Tropeiros seja incluída calendário oficial de eventos do Estado de São Paulo no mês de maio, o vereador Valdir, por meio de indicação, sugeriu ao deputado estadual Enio Tatto (PT) que apresente projeto de lei na Assembléia Legislativa.

Segundo o vereador Valdir, o tropeirismo, uma das mais significativas tradições ligadas à zona rural brasileira, não foi esquecido na Alta Paulista, ao contrário, ele é rememorado anualmente em Tupã, como forma de resgate cultural e preservação das raízes históricas.  “A Comitiva dos Tropeiros de Tupã resgata a história do município. Além disso, possibilita que os tropeiros sigam os caminhos percorridos e abertos pelos pioneiros”, ressalta.

Além de apoiar a realização da cavalgada, o vereador Valdir trabalhou para que Tupã tenha um espaço apropriado para preservar essa cultura. O parlamentar intermediou a liberação de recursos que possibilitarão a construção do Museu do Tropeiro, no prédio da antiga estação ferroviária.

Este projeto terá recursos no valor de R$ 800 mil do governo federal. O investimento foi viabilizado por meio do apoio dos deputados federais Jilmar Tatto e Antonio Carlos Biffi. “O Museu do Tropeiro será construído nos barracões da antiga Fepasa, como mais uma forma de homenagear os pioneiros e manter viva a cultura do tropeirismo em Tupã”, destaca.