Vereador Manzano defende regulamentação do uso das caçambas na área comercial

O vereador Valdemar solicitou ao Poder Executivo que regulamente o uso de caçambas, estabelecendo a quantidade por obras e prazo de permanência nas áreas comerciais e bancárias.

Publicado em: 10 de maio de 2012

O vereador Valdemar Manzano Moreno solicitou ao Poder Executivo que regulamente o uso de caçambas, conforme previsto na Lei Municipal nº 4.000, estabelecendo a quantidade por obras e prazo de permanência nas áreas comerciais e bancárias. A indicação foi aprovada na sessão do dia 7 deste mês.

Para o vereador Manzano, a regulamentação do uso de caçambas nas áreas comerciais e bancária é necessária para oferecer maior segurança aos motoristas e ampliar o número de vagas de estacionamento. Como o fluxo de veículos nesse setor é intenso, o parlamentar observa que a procura de vagas para estacionamento é constante, mesmo com parte do trecho sendo controlado pela zona azul.  “As áreas comerciais do município ficam nas principais vias da cidade e requerem uma maior quantidade de vagas livres para os veículos”, pondera.

Manzano ressalta que a regulamentação da utilização de caçambas visa evitar que motoristas e pedestres deparem com esses equipamentos ocupando calçadas ou faixas de rolamento de maneira inadequada. “A indicação visa também facilitar o acesso e o deslocamento das pessoas junto ao comércio, serviços e demais atividades no centro de nossa cidade”, ressalta.

De acordo com o vereador Manzano, a alteração no número de caçambas e determinação de prazo de permanência nas áreas bancárias e comerciais, não trará prejuízos aos usuários. O parlamentar acredita que a mudança atribuirá mais responsabilidade e comprometimento às empresas, exigindo das mesmas um controle mais rigoroso em relação às caçambas colocadas nestas áreas.

Inclusão Digital

Em outra indicação aprovada na sessão do dia 7 deste mês, o vereador Manzano propôs ao Poder Executivo que implante o programa de inclusão digital voltado à terceira idade nas tele-salas de informáticas do município. Hoje, Tupã conta com duas tele-salas, uma subordinada à Secretaria Municipal de Educação, que fica no Anfiteatro Cley Alexandre da Silveira; e outra subordinada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, localizada na Escola Estadual Professora Helena Pavanelli Porto.

Esses Programas objetivam promover a inclusão digital da pessoa idosa com plena inserção social, a fim de que tenham acesso às novas tecnologias. “A inclusão digital das pessoas da terceira idade é uma realidade necessária. É preciso que essa camada da população tenha acesso à capacitação digital, o que certamente irá estimular a capacidade mental dessas pessoas e motivá-las, além de proporcionar diversão e conhecimento”, observa.

Para o vereador Manzano, o programa de inclusão digital específico para este público seria uma forma de motivar o aprendizado na terceira idade. O parlamentar também defende que essas salas tenham monitores preparados para desenvolver as atividades com os idosos.