Mutirão de cirurgia de cataratas deve beneficiar cerca de 200 pessoas

Publicado em: 15 de maio de 2012

Procedimento é uma indicação do vereador Valdir de Oliveira Mendes

Atendendo à solicitação do vereador Valdir de Oliveira Mendes, a Prefeitura de Tupã fará o mutirão de cirurgias de catarata. Atualmente, a Secretaria Municipal de Saúde está realizando o processo de triagem dos pacientes na Unidade Básica de Saúde da Vila Formosa. A iniciativa beneficiará cerca de 200 pessoas.

O vereador Valdir conta que fez essa indicação ao Poder Executivo após ser procurado pelos pacientes que estavam na fila aguardando a realização da cirurgia. Além de beneficiar aqueles que se encontram na fila, o parlamentar observa que o mutirão tem o objetivo de normalizar o atendimento das novas solicitações prescritas pelos médicos de Tupã. “Além da indicação, participei de reunião com o prefeito e com o secretário municipal de Saúde para apresentar a situação dessas pessoas. Felizmente, a administração atendeu essa nossa solicitação. Por meio de licitação, a Prefeitura fechou contrato com a Santa Casa de Tupã para a realização das cirurgias”, explica.

Quem já passou pela triagem deve aguardar, pois a equipe de agendamento da Secretaria Municipal de Saúde entrará em contato para marcar a data da cirurgia, que será feita pela oftalmologista Eliana Midori Yokoyama. O investimento do mutirão será de aproximadamente R$ 160 mil. Isso inclui as cirurgias, os gastos com equipamentos do hospital e o fornecimento de medicamentos.

Para o vereador Valdir, a realização do mutirão de cirurgias de catarata em nosso município é necessária, uma vez que o número de pacientes na fila de espera é muito grande e tem aumentado a cada dia. “Somente o mutirão conseguirá atender os usuários do SUS que aguardam por longo tempo a realização deste tipo de cirurgia”, ressalta.