Manzano defende campanha para reduzir acidentes com motociclistas
Em Tupã, o vereador Valdemar Manzano Moreno está preocupado com o número de acidentes de trânsito envolvendo motociclistas.
Publicado em: 23 de maio de 2012
As facilidades de pagamento, a economia de combustível e a agilidade são alguns fatores que estimularam as vendas de motocicletas em todo o Brasil. As motos se tornaram uma opção de transporte economicamente viável e eficaz. Segundo dados da Abraciclo (Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares), a frota brasileira de motocicletas cresceu 409% de 2000 a 2010. Com isso, aumentou o número de acidentes de trânsito envolvendo motociclistas.
Em Tupã, o vereador Valdemar Manzano Moreno está preocupado com o número de acidentes de trânsito envolvendo motociclistas. Por isso, o parlamentar sugeriu ao Poder Executivo e ao Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) que promovam uma campanha de orientação voltada à prevenção de acidentes de trânsito com motocicletas. A indicação foi aprovada na sessão do dia 21 deste mês.
Para o vereador Manzano, a quantidade e a frequência de acidentes envolvendo motociclistas na nossa cidade são preocupantes e alarmantes. “Atualmente, são muitos os registros de acidentes com motos. Por esta razão, uma campanha poderá oferecer a possibilidade de realização de diversas atividades com o intuito de educar, conscientizar e mostrar aos pilotos que é preciso atender às exigências da lei de trânsito”, observou.
Alguns especialistas da saúde alertam que o aumento da frota de motocicletas no Brasil virou questão de saúde pública. Na maioria dos acidentes, a principal parte do corpo atingida são as pernas, mas também existe o risco de lesões no membro superior, medulares e neurológicos. “Se faz urgente a adoção de medidas que ofereçam a oportunidade de reflexão e conscientização acerca da questão da segurança aos motociclistas de nosso município. As principais vítimas são os que utilizam o veículo para trabalho, como os motoboys”, ressaltou.
Segundo o vereador Manzano, o objetivo da campanha é conscientizar e incentivar os motoristas a conduzirem seus veículos de maneira responsável, a fim de diminuir o alto índice de acidentes registrado no município. Em Tupã, estima-se que 90% dos acidentes de trânsito tenha a participação de motociclistas. “Muitos condutores não trafegam dentro das normas e realizam ultrapassagens perigosas, utilizando-se, muitas vezes, de celulares e outros dispositivos de som quando estão conduzindo suas motos”, analisou.
Manzano sugere ao Poder Público que análise a viabilidade de se promover a campanha educativa junto aos motoristas pela direção responsável.
Tiago Pettenuci
Assessor de Comunicação
Publicado por: Tiago Pettenuci, assessor de comunicação
Cadastre-se e receba notícias em seu email