Definida a empresa que concluirá a primeira etapa do Museu dos Tropeiros

Publicado em: 25 de maio de 2012

Vereador Valdir de Oliveira Mendes foi quem viabilizou o projeto

A Sparton Construtora foi a vencedora do processo de licitação, promovido pela Prefeitura de Tupã, para o término da primeira etapa da construção do Museu dos Tropeiros. O vereador Valdir de Oliveira Mendes foi quem viabilizou os recursos com governo federal, tendo o apoio político dos deputados federais Jilmar Tatto e Antonio Carlos Biffi, para a construção deste novo atrativo turístico.

A primeira etapa da construção do Museu dos Tropeiros já havia começado, mas a Prefeitura rescindiu o contrato com a empresa. Por isso, um novo processo de licitação foi realizado. A abertura dos envelopes com as propostas ocorreu no dia 22 deste mês. A Sparton Construtora, que fica em Fernandópolis, venceu com o valor de R$ 405.172,33. Resta a homologação da licitação e a assinatura do contrato pela Prefeitura e empresa.

Construído no prédio da antiga estação ferroviária, o Museu dos Tropeiros terá sala de administração, sala reserva, sala de exposição temporária, sala de exposição fixa, recepção, banheiros para funcionários, banheiros masculino e feminino para o público e um auditório.

No prédio da estação ferroviária, segundo o vereador Valdir de Oliveira Mendes, foram realizados apenas os serviços de demolição, abertura de vãos, limpeza e retirada de entulhos de toda aquela área.

Para agilizar a execução da obra, o vereador Valdir se reuniu, em Brasília, com o deputado federal Jilmar Tatto para requerer a liberação de R$ 400 mil referentes à segunda etapa da construção do Museu dos Tropeiros.

De acordo com o vereador Valdir, o Museu dos Tropeiros garantirá a preservação da cultura tropeira . “Tupã já é conhecida por suas cavalgadas. Assim que o museu ficar pronto, teremos um espaço para registrar essa história”, comenta.

Além do caráter cultural e histórico, o vereador Valdir observa que o Museu dos Tropeiros valorizará a região Sul da cidade, pois proporcionará revitalização de todo aquele espaço que estava abandonado.