Ninha pede Melhor Caminho para estrada do Pitangueiras

Segundo vereador, moradores do bairro e usuários daquela estrada reclamam das péssimas condições de trafegabilidade

Publicado em: 02 de março de 2010

A Câmara aprovou indicação do vereador Augusto Fresneda Torres, o Ninha Fresneda (PSDB), na qual ele solicita ao prefeito Waldemir a inclusão da estrada do bairro Pitangueiras no programa Melhor Caminho.

Sua indicação visa atender pedido de moradores do bairro e de usuários da estrada, que reclamam das péssimas condições de tráfego da vicinal, que se agravam nos períodos de chuva.

“A estrada do Pitangueiras é importante para o desenvolvimento econômico da cidade, pois é via de acesso a diversas regiões agrícolas do nosso município. Assim, a segurança dos moradores e das pessoas que transitam pelo local acaba sendo prejudicada diante das condições precárias da estrada, principalmente na época de chuva, onde o tráfego no local acaba sendo impossível”, relata o vereador.

Dezenas de quilômetros de estradas rurais já foram recuperadas no município, através dos programas Melhor Caminho, da Companhia de Desenvolvimento Agrícola do Estado de São Paulo (Codasp) e do Programa de Microbacias Hidrográficas.

A implementação dos programas citados permite à população da zona rural ter acesso seguro e facilitado. Entre as melhorias implementadas, especialmente em razão das chuvas, estão a regularização dos barrancos, implantação de "bigodes" e galerias para o escoamento de água, troca de cercas e aplicação de brita para facilitar o transporte e conter os processos de lixiviação.

Entre os inúmeros benefícios do programa Melhor Caminho está a conservação das estradas rurais não pavimentadas, de forma a preservar os recursos naturais, especialmente a água e o solo, prevenindo e controlando a erosão, e, ao mesmo tempo, estimular a adoção de práticas conservacionistas pelos agricultores.

Andréia Simões
Assessoria da Câmara Municipal