Luis Carlos Sanches homenageou mães doadoras de leite materno

O presidente da Câmara Municipal, Luis Carlos Sanches, homenageou os profissionais do Banco de Leite Materno do Hospital São Francisco de Assis pela passagem do Dia Mundial de Doação de Leite Humano.

Publicado em: 30 de maio de 2012

Durante a sessão desta segunda-feira, o presidente da Câmara Municipal, Luis Carlos Sanches, homenageou os profissionais do Banco de Leite Materno do Hospital São Francisco de Assis pela passagem do Dia Mundial de Doação de Leite Humano, comemorado no dia 19 de maio. O trabalho desenvolvido pela equipe de Tupã é referência no Brasil.

O médico pediatra Dalton Chiaradia, presidente do Hospital São Francisco de Assis, e a odontopediatra Rose Chiaradia, coordenadora do Ambulatório de Aleitamento Materno do Hospital São Francisco, receberam a moção de congratulações de autoria do vereador Luis Carlos Sanches.  O parlamentar homenageou também as mães doadoras do banco de leite materno.

As doadoras que receberam a moção foram: Denise Brito Francisco, Tamires da Silva, Vanessa Carolina Ferreira da Cruz, Anna Claudia Gomes Martins, Débora Priscila da Silva, Lucimara Sibele Thabet Donadon, Graciella Clemente dos Santos, Ana Cláudia Reinaldo, Janaina Fabiana dos Santos Souza e Fernanda Gouveia Vicente Ramos.

Para o vereador Luis Carlos, o Dia Mundial de Doação de Leite Materno é uma data valorosa e significativa que precisa ser comemorada com as mães doadoras. “Há quase 20 anos, o Hospital São Francisco de Assis, por meio do Banco de Leite Materno, vem realizando essa ação voluntária de amor, de caridade, de altruísmo, de solidariedade e de dedicação ao próximo. Esses são gestos em prol da manutenção e salvação de vidas”, observa.

O Banco de Leite Humano do Hospital São Francisco de Assis coleta cerca de 400 ml por semana de cada doadora. O processo de coleta do leite é bastante rigoroso e inclui diversas análises e exames. O material doado é pausterizado e congelado. O leite humano é muito importante para todos os recém-nascidos. Ele alimenta e protege o bebê contra a diarreia, infecções respiratórias, diabetes e alergias. Os receptores do leite humano pasteurizado em Tupã são, na sua maioria, prematuros ou de baixo peso. Estatísticas apontam que, em todo o mundo, o leite materno pode reduzir em 13% as mortes de crianças menores de cinco anos.

Durante a homenagem, uma matéria especial feita pelo TV Câmara foi exibida para mostrar o trabalho do Banco de Leite Materno. A reportagem emocionou o público e as mães que participavam da sessão, principalmente, aquelas precisaram da doação um dia e hoje têm a oportunidade de serem doadoras. “A nossa cidade tem cada vez mais sido destaque no cenário nacional da saúde, graças ao pioneiro trabalho desenvolvido pelo Hospital São Francisco, que investe fortemente na humanização, na estrutura de atendimento, modernização de equipamentos, na filosofia de seu corpo clínico, no treinamento e reciclagem de funcionários”, destaca o vereador Luis Carlos.

Além de parabenizar as mães doadoras com a moção, o vereador Luis Carlos entregou rosas para cada homenageada. “Essa rosa vermelha simboliza o amor das mães pelos filhos. Já a rosa branca representa o leite materno que é tão importante para nossas crianças”, explica.

Representando os homenageados, o presidente do Hospital São Francisco de Assis, Dalton Chiaradia, agradeceu ao vereador Luis Carlos pela iniciativa de homenagear a equipe do Banco de Leite Materno e as mães doadoras. O médico pediatra lembrou os esforços do hospital para fazer do atual banco de leite uma referência. Hoje, hospitais da região são atendidos por Tupã.