Faixa de pedestre em frente à escola Joaquim Abarca

Setor de trânsito do município atendeu solicitação feita pelo vereador Lucas Machado na semana passada

Publicado em: 02 de março de 2010

Atendendo indicação feita semana passada pelo vereador Lucas Machado (PSDB), a Diretoria de Fiscalização e Processamento de Trânsito da Prefeitura implantou sinalização de pedestres em frente ao portão de entrada de alunos da escola estadual Joaquim Abarca.

A sinalização abrange tanto a horizontal como a vertical e indica a passagem de pedestres nas ruas Brasil e Caingangs, onde estão localizados os portões de acesso à escola. De acordo com a Prefeitura, a faixa de pedestres na rua Brasil, onde fica o portão de saída da escola, será pintada posteriormente, já que a rua passará por recape em breve.

A indicação apresentada pelo vereador Lucas procurou atender reivindicação da própria direção da escola, além dos pais dos alunos, preocupados com a segurança dos estudantes durante os períodos de aula.

“Para evitar colocar em risco a vida dos estudantes era necessária a implantação urgente de sinalização de solo, tanto vertical (faixa de pedestres) como horizontal (placas de sinalização A32) para passagem de pedestre defronte aos portões de entrada e de saída da escola”, explicou o vereador, que em nome da escola agradece à Prefeitura e ao Setor de Trânsito a agilidade com que a indicação foi atendida.

“Agora, tanto os pais como os professores e a direção da escola Joaquim Abarca estão mais tranquilos, pois a sinalização adequada adverte os motoristas para a redução da velocidade na faixa de pedestre e em área escolar, reduzindo os riscos de atropelamentos”, observa.

Uma das instituições com maior número de alunos do município, a escola estadual Joaquim Abarca funciona nos três períodos, com movimento constante de alunos e também de veículos, que transitam tanto pela rua Caingangs como pela rua Brasil, justamente as vias onde estão localizados os dois portões de acesso à escola.

Andréia Simões
Assessoria da Câmara Municipal