“Ninha” Fresneda pede recursos para Santa Casa Misericórdia

O vereador “Ninha” Fresneda solicitou ao deputado estadual Cauê Macris que interceda pela liberação de R$ 150 mil do governo estadual para a aquisição de um litotriptor ultra-sônico para a Santa Casa de Tupã.

Publicado em: 21 de junho de 2012

O vereador Augusto Fresneda Torres, “Ninha” Fresneda, solicitou ao deputado estadual Cauê Macris (PSDB) que interceda pela liberação de R$ 150 mil do governo estadual para a aquisição de um litotriptor ultra-sônico para a Santa Casa de Misericórdia de Tupã.

Segundo o vereador “Ninha” Fresneda, o equipamento é o mais avançado em  termos de tratamento de cálculos renais, pois desintegra os cálculos e remove os fragmentos. “Esse equipamento possibilitaria o tratamento de vários pacientes que sofrem de pedras no rim, um dos problemas urológicos mais doloridos e, infelizmente, também um dos mais comuns. Muitas vezes, os pacientes precisam passar por cirurgias complicadas e dolorosas para solucionar o problema”, comenta.

As cólicas renais são conhecidas por serem extremamente dolorosas. Contudo, este não é o único problema ocasionado pelos cálculos renais. O vereador “Ninha” Fresneda observa que milhares de pessoas possuem pedra nos rins e desconhecem o problema, pois, muitas vezes, os cálculos renais permanecem no organismo durante meses ou até mesmo anos sem causar nenhuma dor. “Mesmo sem ocasionar nenhum transtorno aparente, o cálculo renal é capaz de causar grandes danos aos rins e até mesmo insuficiência renal”, observa.

Camas

Em outra indicação, o vereador “Ninha” Fresneda solicitou apoio político ao deputado estadual Major Olímpio Gomes (PDT), visando à destinação de 50 camas tipo hospitalar para o Hospital São Francisco de Assis. “O São Francisco é um hospital referência, pois atende diariamente pacientes de Tupã e região. Em se tratando de vidas, não podemos medir esforços para melhorias no atendimento dos pacientes”, destacou.