Vereador Valdir propõe homenagem ao saudoso professor José Mário de Paula

O vereador Valdir de Oliveira Mendes propôs ao Poder Executivo que faça uma homenagem ao saudoso professor José Mário de Paula Ribeiro, dando seu nome para creche/escola Pró-Infância.

Publicado em: 22 de junho de 2012

O vereador Valdir de Oliveira Mendes propôs ao Poder Executivo que faça uma homenagem ao saudoso professor José Mário de Paula Ribeiro, dando seu nome para creche/escola Pró-Infância, que está sendo construída no Jardim Unesp II. A indicação foi aprovada na sessão do dia 18 deste mês.

Nascido em 15 de março de 1932, na cidade de Duartina (SP), José Mário de Paula Ribeiro ingressou na carreira de professor em 1953, aos 21 anos, no Colégio Estadual e Escola Normal “Benedito Gebara” de Duartina, onde lecionou Ciências Físicas e Biológicas e Biologia Educacional. No ano de 1968, ele mudou-se para Tupã, onde lecionou a disciplina de Ciências no Instituto de Educação Estadual “Índia Vanuíre”, até 1972, e na Escola Estadual de Primeiro e Segundo Grau “Joaquim Abarca”, até 1985. Aposentou-se no ano de 1985, aos 53 anos de idade, ocasião em que foi homenageado pelos colegas do “Joaquim Abarca”, pela Delegacia de Ensino Regional e pela Câmara Municipal de Tupã.

Segundo o vereador Valdir, o grande destaque do professor José Mário, em sua contribuição ao ensino de Tupã, foi a organização da 1ª Feira de Ciências de Tupã (FECIT), em setembro de 1973, evento, que em oito dias transformou em expositores todos os estudantes de ciências da rede de ensino da cidade, recebeu mais de 150 mil visitantes de diversas regiões do país e expositores como EMBRAER, Academia Militar das Agulhas Negras, Escola de Planadores de Bauru, Faculdade de Agricultura Luiz de Queiroz, Faculdades de Engenharia de Bauru e Universidade de São Carlos, entre outros. Por isso, ele foi homenageado pela Câmara Municipal de Tupã e destacado como Personalidade do Ano de 1973 em cerimônia realizada no Clube Marajoara.

O professor José Mário de Paula Ribeiro residiu em Tupã por 24 anos (1968 a 1992), mudando-se posteriormente para a cidade de Tangará da Serra (MT), Marília (SP) e Guarujá (SP). Casou-se no ano de 1960 com Maria de Lourdes de Paula Ribeiro, professora do Grupo Escolar Bartira, tendo como filhos: José Mário de Paula Ribeiro Júnior, Cláudia de Paula Ribeiro Ignácia e Valéria de Paula Ribeiro Oliveira. Faleceu em 13 de junho de 2011, por insuficiência cardíaca, na cidade de São Paulo.

Por conta desta história dedicada à educação, o vereador Valdir sugeriu ao Poder Executivo que a creche/escola Pró-Infância, que deve ser inaugurada em breve, receba o nome do professor José Mário de Paula Ribeiro.

O vereador Valdir foi quem viabilizou recursos do governo federal, por meio do apoio político dos deputados federais Jilmar Tatto e Antonio Carlos Biffi, para a construção da creche/escola Pró-Infância no Jardim Unesp II. O parlamentar também conquistou recursos para construção de outra unidade Pró-Infância na Rua Vista Alegre, zona Leste da cidade.