Projeto de lei prevê campanha sobre os malefícios das drogas nas escolas

A Câmara Municipal aprovou o projeto de lei que dispõe sobre a obrigatoriedade de fixação de cartazes com mensagem sobre os malefícios do fumo, bebidas alcoólicas e drogas nas escolas de ensino do município.

Publicado em: 05 de julho de 2012

Vereador “Ninha” Fresneda é o autor da proposta aprovada na Câmara Municipal

A Câmara Municipal aprovou, durante a sessão do dia 2 deste mês, o projeto de lei 37/2012 que dispõe sobre a obrigatoriedade de fixação de cartazes com mensagem sobre os malefícios do fumo, bebidas alcoólicas e drogas nos estabelecimentos de ensino do município. O vereador Augusto Fresneda Torres, “Ninha” Fresneda, é o autor do projeto.

De acordo com a proposta aprovada, todos os estabelecimentos de ensino instalados no município ficam obrigados a fixar nas salas de aula e nas áreas de lazer (pátios), cartazes feitos com material durável contendo a seguinte mensagem: “o fumo, as bebidas alcoólicas e as drogas são terrivelmente prejudiciais à saúde física e mental e podem levar à morte”.

Os cartazes deverão ter as dimensões de 60cm x 80cm  e serão afixados em local de fácil visibilidade e a mensagem com acentuação do aspecto visual. Nos cartazes não poderão constar: nomes de autoridades, nomes de partidos políticos, símbolos ou qualquer outro tipo de propaganda. A ideia do parlamentar é que os próprios alunos elaborem o cartaz por meio da realização de um concurso. Com isso, os estudantes já se envolveriam com o tema.

Segundo o vereador “Ninha” Fresneda, o projeto de lei tem por finalidade alertar sobre os riscos e males do fumo, do álcool e das drogas, em todas as escolas municipais da Estância Turística de Tupã. O intuito deste trabalho é orientar os estudantes sobre os malefícios provocados pelo fumo, álcool e drogas. “O constante aumento de doenças em face dos malefícios causados pelo álcool e pelas drogas nos leva a uma preocupação com relação a nossos jovens estudantes, cabendo assim ao município utilizar os meios necessários de prevenção e educação”, ressalta.