Valmir Zoratto defende criação de programa de coleta de sangue domiciliar

O vereador Valmir Zoratto sugeriu ao Poder Executivo que implante um programa de coleta de sangue domiciliar.

Publicado em: 13 de julho de 2012

Objetivo é estimular as doações e facilitar o acesso das pessoas que se propõem a doar

O vereador Valmir Zoratto sugeriu ao Poder Executivo que estude a possibilidade de celebrar parceria com os hospitais da cidade para a implantação de um programa de coleta de sangue domiciliar. A indicação foi aprovada na sessão do dia 10 deste mês.

De acordo com o vereador Valmir Zoratto, a manutenção do estoque dos bancos de sangue é fundamental para que os hospitais possam realizar intervenções cirúrgicas e o tratamento de pacientes. “Devido à falta de doadores de sangue nos hospitais de nossa cidade, este programa de coleta de sangue domiciliar tem por objetivo estimular as doações e facilitar o acesso das pessoas que se propõem a doar. Seria uma forma de manter a regularidade das doações e evitar que transfusões de sangue sejam canceladas”, explica.

Vale ressaltar que a doação de sangue representa um ato de amor ao próximo, pois este simples gesto pode salvar vidas. O vereador Valmir Zoratto observa que muitos pacientes dependem de transfusões de sangue para viver. Por isso, esse programa tem a proposta de conscientizar as pessoas a doarem sangue com maior frequência. “Muitas vezes, a pessoa só doa quando conhece alguém que está precisando, mas é importante salientar que há sempre pacientes necessitando de transfusões”, comenta.

Segundo o vereador Valmir Zoratto, às vezes, a correria do dia a dia também impede as pessoas de irem aos hospitais, fazendo com que o estoque fique praticamente zerado. A criação deste programa de coleta de sangue domiciliar ampliaria a doação e evitaria que cirurgias fossem canceladas nos hospitais por falta de sangue. “Nossa propositura visa estimular a população a desenvolver o hábito de doar sangue regularmente, mantendo o estoque dos bancos de sangue num nível satisfatório”, explica.