Innocente Chiaradia recebe o título de Cidadão Tupãense pela Câmara Municipal

Publicado em: 14 de agosto de 2012

Durante sessão solene realizada no dia 10 deste mês, a Câmara Municipal entregou o título de Cidadão Tupãense para senhor Innocente Vergínio Chiaradia. Amigos e familiares estiveram presentes na cerimônia e se emocionaram com a história de vida do homenageado.

O projeto de decreto legislativo que concede o título de Cidadão Tupãense ao senhor Innocente Vergínio Chiaradia, de autoria do vereador Vademar Manzano Moreno, foi aprovado por unanimidade na sessão do dia 10 de julho.

No início da homenagem, a história de Innocente foi lida na tribuna. Em seguida, o vereador Valdemar Manzano Moreno entregou o título ao homenageado e utilizou a tribuna para destacar a trajetória de vida e as qualidades do senhor Innocente, que sempre demonstrou interesse pelas questões da comunidade. “A comunidade de Tupã devia esse preito de gratidão por tudo que ele fez por nossa cidade”, disse.

Filho de Pedro Chiaradia e de Oliva Lunardi Chiaradia, Innocente nasceu no dia 8 de março de 1930, em Botucatu. “Natural de Botucatu, Innocente passou a amar intensamente Tupã e sua gente. Esse título é o reconhecimento de toda a população, uma vez que a Câmara Municipal representa o povo tupãense”, comentou Manzano.

O vereador Danilo Aguillar também ocupou a tribuna para destacar o grande profissional e o excepcional pai e cidadão que é o senhor Innocente. “É uma grande honra passá-lo a ter como tupãense”, destacou.

Presente na solenidade, o prefeito Waldemir Gonçalves Lopes parabenizou o vereador Manzano pela iniciativa. O chefe do Executivo destacou a coragem e o empreendedorismo do senhor Innocente. “A Câmara Municipal fez justiça ao reconhecer a trajetória e a história de Innocente. O povo de Tupã, do Estado de São Paulo e do Brasil deve muito a você”, afirmou.

Bastante emocionado com a homenagem, Innocente ocupou a tribuna para agradecer o título. Em seu discurso, ele destacou a influência de seu pai, o jornalista Pedro Chiaradia, que foi o fundador da Folha de Botucatu. “Meu pai tinha a maior biblioteca particular de Botucatu. Isso ajudou na minha formação”, lembrou.

Além de demonstrar a admiração pelo pai, Innocente destacou a família, seus pais e irmãos, como fonte de formação. Agradeceu também aos quatro filhos (Décio Lineu, Deise Leni, Dalton Luís e Dênis Luciano), que sempre lhe deram alegria. O homenageado fez questão de ressaltar a importância de sua esposa Geny Solano Chiaradia em sua vida.

Trajetória

Dono de um extenso currículo, Innocente é fiscal de rendas aposentado da Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo, foi fundador da firma Empreendimentos Ápis Ltda., administradora do Fundo Ápis, o primeiro consórcio comercial do Brasil, foi um dos fundadores e o primeiro presidente da Instituição Dom Bosco de Ensino e Cultura, mantenedora da Faculdade de Direito da Alta Paulista. Também foi o idealizador do Sistema Garavelo Participações Imobiliárias, embrião do Fundo de Investimento Imobiliário instituído pelo Governo Federal. Em 1972, Innocente se elegeu com expressiva votação e se tornou um dos mais destacados vereadores que integraram a Câmara Municipal de Tupã.

Dentre as atividades classistas e comunitárias do homenageado estão: associado do Rotary Club de Tupã, tendo exercido todos os cargos do Conselho Diretor daquele renomado Clube de Serviços, sendo ele sócio honorário; um dos fundadores, em 1967 e 1970, respectivamente, da Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios e do Sistema Nacional dos Administradores de Consórcios, dos quais foi vice-presidente durante vários anos; coordenador do grupo designado pelas duas entidades para assessorar o Ministério da Fazenda na primeira regulamentação dos consórcios no Brasil; diretor da Associação Brasileira dos Plantadores de Seringueiras, em 1971 e alguns anos seguintes; representante da Associação Comercial e Industrial de Tupã na Comissão de Ação Empresarial da Confederação das Associações Comerciais do Brasil, em 1981 e 1982; participante de Instituições Católicas, como o Encontro de Casais com Cristo (ECC), tendo colaborado com a implantação desta instituição até em Manaus; cursilho de Cristandade e Movimento Familiar Cristão, e membro por vários anos do Conselho Paroquial da Igreja Matriz da Paróquia de São Pedro Apóstolo.