Valmir Zoratto defende implantação de uma unidade do PSF na Vila Marajoara
O vereador Valmir Zoratto solicitou ao Poder Executivo que realize estudos visando à implantação de uma unidade do PSF na Vila Marajoara.
Publicado em: 03 de outubro de 2012
O vereador Valmir Zoratto solicitou ao Poder Executivo que realize estudos visando à implantação de uma unidade do Programa Saúde da Família (PSF) na Vila Marajoara. A indicação foi aprovada pela Câmara Municipal durante a sessão do dia 1º deste mês.
De acordo com o vereador Valmir Zoratto, o principal objetivo desta indicação é atender aos anseios dos moradores da Vila Marajoara, que não contam com uma unidade do Programa de Saúde da Família (PSF). “A implantação de uma unidade do PSF naquele bairro se faz necessária, uma vez que os moradores da região são obrigados a se locomoverem até o Posto da Vila Formosa, para obter atendimento médico. Havendo uma unidade do PSF no bairro, traria grande benefício aos moradores no tocante à saúde pública”, explica.
O Programa Saúde da Família é entendido como uma estratégia de reorientação do modelo assistencial, com a implantação de equipes multiprofissionais compostas, no mínimo, por um médico de família, um enfermeiro, um auxiliar de enfermagem e seis agentes comunitários de saúde. Estas equipes são responsáveis pelo acompanhamento de um número definido de famílias, localizadas em uma área geográfica delimitada. As equipes atuam com ações de promoção da saúde, prevenção, recuperação, reabilitação de doenças e agravos mais frequentes, e na manutenção da saúde desta comunidade.
Creche
Em outra indicação aprovada na sessão desta segunda-feira, o vereador Valmir Zoratto propôs ao Poder Executivo que construa uma creche na Vila Marajoara. O parlamentar explica que essa é uma reivindicação das mães que moram no bairro e tem que se deslocarem muitas vezes grandes distâncias para deixar seus filhos na creche municipal mais próxima. “Nossas creches municipais são exemplos em toda a região, todas muito bem estruturadas e com profissionais totalmente competentes, o que incentiva ainda mais a vontade das mães em deixar seus filhos num lugar seguro e adequado para seu desenvolvimento”, destaca.
Tiago Pettenuci
Assessor de Comunicação
Publicado por: Tiago Pettenuci, assessor de comunicação
Cadastre-se e receba notícias em seu email