Governo federal autoriza a construção de mais 155 moradias do Minha Casa, Minha Vida
O vereador Antonio Alves de Sousa, “Ribeirão”, com o apoio do deputado federal Cândido Vaccarezza, trabalhou para que as moradias fossem viabilizadas.
Publicado em: 03 de outubro de 2012
Construção das novas moradias é resultado do trabalho do vereador Ribeirão
O governo federal autorizou a construção de mais 155 casas do programa Minha Casa, Minha Vida em Tupã. O vereador Antonio Alves de Sousa, “Ribeirão”, com o apoio do deputado federal Cândido Vaccarezza, trabalhou para que as moradias fossem viabilizadas, ajudando a reduzir ainda mais o déficit habitacional do município e a realizar o sonho da casa própria de mais famílias tupãenses.
As 155 casas serão construídas no loteamento denominado Conjunto Habitacional São Francisco II. O loteamento surgirá na Zona Leste da cidade, em ótima localização, tendo acessos pela Rua Aimorés, Rua Marília e Estrada Municipal do Bairro São Gonçalo, anexo ao Jardim Apoena, formando uma área total de 46.074,83 m². O novo conjunto habitacional ficará num terreno entre as ruas Campinas e Francisco Gomes Pato.
Em 2010, o vereador “Ribeirão” procurou a empresa Cavinato Projeto de Arquitetura Ltda. e propôs ao proprietário, Rafael Cavinato, que investisse em Tupã, na construção de moradias do programa Minha Casa, Minha Vida. Cabe à empresa comprar o terreno, fazer a infraestrutura e construir. A área onde o projeto será executado foi aprovada pelo município e pelo Grupo de Análise e Aprovação de Projetos Habitacionais (Graprohab). Faltava apenas a autorização da Caixa Econômica Federal para o início da obra.
“Ribeirão” destaca o aspecto social do programa Minha Casa, Minha Vida, pois o cidadão paga as prestações só por 10 anos e já recebe a escritura. Além disso, paga apenas 10% do salário. Podem pleitear as moradias as pessoas que ganham de zero a três salários mínimos. “Pagando apenas 10% do salário em prestação, sobra mais dinheiro para a família ter uma melhor qualidade de vida, podendo comprar mais no comércio e no supermercado”, analisa.
O empresário Rafael Cavinato elogiou a iniciativa do vereador “Ribeirão” em procurá-lo, sugerindo que viabilizasse esse empreendimento em Tupã, para que mais famílias fossem beneficiadas com a aquisição da casa própria. “A população de Tupã realmente tem um vereador comprometido com o seu município e preocupado em ajudar a população carente. Iniciamos a discussão em torno desse programa em 2010, e a partir daí, uma série de providências passaram a ser tomadas”, lembra.
Assim que o Minha Casa, Minha Vida foi lançado pelo governo federal durante a gestão do presidente Lula, o vereador “Ribeirão” iniciou um trabalho para incluir Tupã neste programa. A iniciativa teve o apoio do deputado federal Cândido Vaccarezza (PT). Hoje, o programa Minha Casa, Minha Vida já entregou as 294 casas que formam o Conjunto Habitacional Jamil Dualib. Atualmente, outras 377 moradias estão sendo construídas numa área ao lado do primeiro conjunto entregue.
Segundo o vereador “Ribeirão”, a meta é construir duas mil moradias do programa Minha Casa, Minha Vida e acabar com o déficit habitacional em Tupã. O parlamentar observa que o programa beneficia as famílias que mais precisam da moradia própria. “Esse projeto dá condição da pessoa ter sua primeira moradia e poder ampliar essa residência”, destaca.
O vereador “Ribeirão” ainda ressalta que o município não tem custo nenhum com a construção das 155 moradias. As casas são construídas com recursos do governo federal.
Após a autorização do projeto, o vereador “Ribeirão” intermediou que a construção das 155 casas seja executada pela Geccom Construtora. Essa empresa já possui canteiros de obras em Tupã e construiu as 294 e as 377 moradias do programa. A
Cavinato Projeto de Arquitetura Ltda transferiu a construção para a Geccom. Isso ajudará a agilizar o início do projeto, pois o canteiro de obras já está instalado na cidade.
Tiago Pettenuci
Assessor de Comunicação
Publicado por: Tiago Pettenuci, assessor de comunicação
Cadastre-se e receba notícias em seu email