Manzano defende criação de unidade de saúde para atender autistas

O vereador Manzano propôs ao Poder Executivo que crie uma unidade básica de saúde municipal específica para atender crianças com autismo infantil.

Publicado em: 05 de outubro de 2012

O vereador Valdemar Manzano Moreno propôs ao Poder Executivo que crie uma unidade básica de saúde municipal específica para atender crianças com autismo infantil. A indicação foi aprovada durante a sessão do dia 1º de outubro.

De acordo com o vereador Manzano, a unidade atenderia exclusivamente crianças com transtorno do desenvolvimento humano infanto-juvenil, na comunicação, na interação social e no uso da imaginação. Para realizar este atendimento, a equipe seria formada por psicólogos, pedagogos, médicos, fonoaudiólogos e psiquiatras.

O autismo é uma inadequação no desenvolvimento que se manifesta de maneira grave por toda a vida. É incapacitante e aparece tipicamente nos três primeiros anos de vida. Acomete cerca de 20 entre cada 10 mil nascidos e é quatro vezes mais comum no sexo masculino do que no feminino”, informa.

O vereador Manzano explica que os sintomas do autismo são causados por disfunções físicas do cérebro, verificados pela anamnese ou presentes no exame ou entrevista com o indivíduo. Interesses restritos e repetitivos, como empilhar objetos, são comuns em crianças com autismo. Caso eles sejam focalizados para uma atividade útil socialmente podem ajudar no desenvolvimento de habilidades excepcionais.

Preocuapado com os pais que possuem filhos autistas, o vereador Manzano defende a criação desta unidade com total estrutura e equipe especializada para acompanhar o desenvolvimento dessas crianças.

Praça da Bandeira

Em outra indicação aprovada dia 1º de outubro, o vereador Manzano solicitou ao Poder Executivo que realize o conserto do calçamento da Praça da Bandeira, com nivelamento e reposição das peças de petit pavê danificadas ou soltas, além de uma iluminação mais eficiente. O objetivo é evitar o risco de quedas em razão da má conservação do solo nas proximidades da Igreja Matriz de São Pedro.

Segundo o vereador Manzano, a Praça da Bandeira é um verdadeiro cartão postal. Por isso, é intensamente frequentada pela comunidade e em especial pelos paroquianos. “É inadmissível o estado precário da pavimentação e trechos em petit pavê”, ressalta.

Policiamento

Por meio de indicação também aprovada na sessão do dia 1º de outubro, o vereador Manzano solicitou ao comando da Polícia Militar de Tupã que intensifique as rondas policiais na Praça da Bandeira e imediações nos seguintes dias: quartas-feiras, sábados e domingos, das 19 às 21 horas. O objetivo é evitar que os paroquianos que participam das missas na Igreja Matriz de São Pedro tenham seus carros danificados com risco na pintura, quebra de vidro das portas e retrovisores, como vem ocorrendo.