Vereadora Telma propõe criação do Fundo Especial de Bombeiros

A vereadora Telma está defendendo a criação de um Fundo Especial de Bombeiros. O objetivo é possibilitar novos investimentos para aquisição de viaturas e equipamentos.

Publicado em: 25 de outubro de 2012

A vereadora Telma Tulim está defendendo a criação de um Fundo Especial de Bombeiros. O objetivo é possibilitar novos investimentos para aquisição de viaturas e equipamentos de combate a incêndio e salvamentos.

Para viabilizar a criação do Fundo Especial de Bombeiros, a vereadora Dra. Telma apresentou uma indicação sugerindo ao Poder Executivo que realize estudos no sentido de implantar essa proposta. A indicação foi aprovada pela Câmara Municipal durante a sessão do dia 22 deste mês.

Segundo a vereadora Dra. Telma, os recursos para o Fundo Especial de Bombeiros advirão do repasse de valores que os moradores de nossa cidade já recolhem como “Taxa de Incêndio”, juntamente com o IPTU de seus imóveis, sendo que a municipalidade administra referidos valores e os repassa para o Posto de Bombeiros sempre que necessário.

A vereadora Dra. Telma explica que o Fundo de Bombeiros será constituído, assim como em outras localidades, da receita integralmente arrecadada pela Taxa de Incêndio, prevista pela legislação municipal. “Além disso, o fundo poderá receber: auxílios, subvenções ou doações estaduais, federais ou privadas; recursos advindos da alienação de materiais, bens ou equipamentos considerados inservíveis ou obsoletos, dentre outros”, informa.

O Fundo Especial de Bombeiros de Tupã deverá ser administrado por um Conselho Diretor, composto por membros do Posto de Bombeiros de Tupã, bem como da Prefeitura Municipal, da Câmara Municipal e da comunidade, favorecendo a transparência necessária da utilização de tais recursos que devem ser integralmente direcionados aos serviços a que se destina.

A iniciativa da vereadora Telma Tulim ganhou o apoio dos bombeiros. O comandante do Posto de Bombeiros de Tupã, Roberto de Almeida Lourenço, observou que o Fundo Especial de Bombeiros não é algo restrito ao município de Tupã, pois outros municípios do Estado já implantaram este sistema. Ele acredita que ao fundo seja uma forma de ampliar os investimentos de forma mais transparente.